Título do Trabalho
A CONTRIBUIÇÃO DA MOCITEC COMO UM CAMINHO PARA O IFSUL
Autores
  • SONIA DE OLIVEIRA MOTA
  • Marta Tessmann
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446184-a-contribuicao-da-mocitec-como-um-caminho-para-o-ifsul
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Iniciação Científica, Mocitec, Formação humana, Questionário Piloto.
Resumo
O Instituto Federal Rio-grandense - Campus Charqueadas/RS promove um importante evento de Iniciação Científica anual intitulado: MOCITEC (Mostra de Ciências e Tecnologias do Campus Charqueadas/RS). Seu principal intuito é incentivar crianças, jovens e adultos a apresentarem suas pesquisas desenvolvidas nos ambientes escolares, proporcionando interações, trocas de conhecimentos e vivências. Nesse contexto, pretende-se realizar um estudo aprofundado sobre a contribuição que a MOCITEC proporciona aos alunos que estudam no IFSul. Como recorte desse estudo, ocorreu a aplicação de um Questionário Piloto, com professores de duas escolas da região, para averiguar a importância da MOCITEC, sendo um elo no momento da escolha do Ensino Médio Integrado. Esse evento pode ser uma oportunidade encontrada pelos estudantes egressos do Ensino Fundamental para que possam ter uma formação de qualidade através de cursos oferecidos pela instituição. Pode-se dizer que a educação é um processo fundamental na formação humana integral, sendo capaz de orientar novos horizontes, tornando seres mais críticos e aptos para discernir certas visões distorcidas que o capitalismo impõe a grande massa da população. De modo geral, é imprescindível a importância de associar a Iniciação Científica ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos nos ambientes de educação formal, por meio da utilização de metodologias mais disruptivas baseadas em projetos, tendo em vista que muitos estudantes chegam ao Ensino Superior sem ao menos terem os conhecimentos básicos sobre a forma correta de se escrever um texto científico. Consoante, Pedro Demo, em seu livro Educar pela pesquisa enfatiza a importância do profissional da educação em ser um pesquisador, Demo (2008, p.2) destaca que “maneje a pesquisa corno 'princípio Científico e educativo e a tenha como atitude cotidiana [...] não se busca um "profissional da pesquisa", mas um profissional da educação pela pesquisa”. Sabe-se da importância que o professor assume ao ser um pesquisador, já que a pesquisa não deveria estar separada da ação docente, pois todo professor tem questões da práxis educativa que o intrigam e merecem ser pesquisadas. Segundo Freire (1996, p.16) “Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador”. Nesse contexto, é primordial destacar o papel do professor, que pode contribuir com mudanças significativas e ser agente transformador. Como proposta inicial de investigação sobre a importância da MOCITEC, foi aplicado um Questionário Piloto, contendo doze questões objetivas, sendo que em algumas questões poderiam marcar até duas opções, elaborado no Google forms e enviado via e-mail para oito professores de duas escolas pertencentes à Região Carbonífera. Pretendeu-se, assim, abordar a relevância da MOCITEC, para a formação humana do discente a partir do olhar de cada professor. Também foi possível verificar se esses docentes participaram de forma direta ou indireta da Mostra e conhecer suas opiniões sobre o evento científico. Os participantes da pesquisa em sua grande maioria 75% trabalham na docência de 12 a 17 anos. As disciplinas trabalhadas por eles são: Matemática, Português, Inglês, Artes, Geografia, História, Ensino Religioso e Projeto de Vida. As questões aplicadas que se direcionaram ao conhecimento e a participação da Mostra, obteve como: resposta SIM, 100%, quando se direcionou sobre a forma de participação apontou-se 37,5% como orientador de pesquisa, 37,5% como coorientador e 25% como visitante. Ao perguntar como foi à experiência de participação obteve-se 62,5% que indicou como ótima e 37,5% como boa. Em relação ao interesse e a participação na Mostra, a alternativa que obteve destaque foi “tem vontade de participar com maior frequência, mas tem dificuldades em mobilizar os alunos a escrever e produzir”, com 50% dos votos. Porém, a questão que tratava sobre a relevância da participação dos discentes, duas alternativas obtiveram destaque unânimes que foi “considera importante para motivá-los e empoderá-los em suas perspectivas futuras” e “considera importante para uma formação humana tornando-o mais autônomos e críticos’. Em relação à questão que tratava da importância da MOCITEC na Região Carbonífera, as duas respostas que apareceram foram: “acha importante para o reconhecimento e identidade cultural das comunidades participantes” e “considera que estimula os sujeitos a sentirem-se membros ativos e participantes da sociedade”. Mediante ao exposto, foi possível constatar que os professores em questão entendem a relevância do evento para a Região Carbonífera e para seus discentes, sendo que a MOCITEC pode ser uma oportunidade encontrada pelos estudantes egressos do Ensino Fundamental para que possam ter uma formação humana e integral no Ensino Médio Integrado oferecido pelo IFSul.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOTA, SONIA DE OLIVEIRA; TESSMANN, Marta. A CONTRIBUIÇÃO DA MOCITEC COMO UM CAMINHO PARA O IFSUL.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446184-A-CONTRIBUICAO-DA-MOCITEC-COMO-UM-CAMINHO-PARA-O-IFSUL. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes