A HISTORICIDADE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A LÓGICA HISTÓRICA COMO MÉTODO DO MATERIALISMO HISTÓRICO

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
A HISTORICIDADE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A LÓGICA HISTÓRICA COMO MÉTODO DO MATERIALISMO HISTÓRICO
Autores
  • Joilson Silva de Sousa
  • Marlúcia Menezes de Paiva
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 3 - História, Historiografia e Memória da Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/445812-a-historicidade-em-educacao-profissional--a-logica-historica-como-metodo-do-materialismo-historico
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Educação Profissional, Trabalho-Educação, Lógica Histórica, E. P. Thompson, Materialismo Histórico.
Resumo
1 Introdução Compreendendo que a Educação Profissional é o lugar central das pesquisas desenvolvidas no campo Trabalho e Educação, espaços como o grupo de trabalho – 09 “Trabalho e Educação” da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, bem como as produções do conhecimento sobre Educação Profissional oriundas de diferentes espaços formativos que tem tratado o trabalho como princípio educativo vem contribuindo no debate de perceber a Educação Profissional como lócus de produção de dimensões históricas, econômicas, sociais e políticas. Considerando a dimensão histórica, a Educação Profissional escreve sua história partindo da relação com o mundo do trabalho, em como “[...] homens e mulheres em diferentes épocas e contextos, são sujeitos sociais que agiram para dar a conhecer os acontecimentos salvos pela memória e por documentos em determinados espaços-tempos” (CIAVATTA, 2019, p. 32). Na obra “O desafio historiográfico”, José Carlos Reis indaga sobre questões epistemológicas sempre presentes nas investigações realizadas por historiadores que “[...] revelam o desafio historiográfico” (REIS, 2010, p.11). Logo, destacamos: O que faz efetivamente o historiador? Seria possível fazer afirmações com significado lógico sobre o passado? O propósito deste trabalho é o de entender o modo como o historiador britânico da chamada “Escola Inglesa do Marxismo” E. P. Thompson, projeta seu trabalho de investigação histórica. Para tanto, analisamos sua perspectiva teórico-metodológica a partir da obra “A miséria da teoria e outros ensaios (2021)”, onde fundamenta de forma didática o materialismo histórico, a defesa da razão, da centralidade da história e do agir humano a partir do método que denomina por “Lógica Histórica” (THOMPSON, 2021). Por Materialismo Histórico compreendemos a abordagem teórico-metodológica fundada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) que se apresenta como paradigma de análise histórica e social dentro da concretude, da totalidade, da dinâmica dos fenômenos sociais e de seus fundamentos centrais: o Materialismo, a Dialética e a Historicidade Radical (BARROS, 2013). 2 Referencial Teórico-Metodológico Adotamos neste texto uma abordagem qualitativa que tem como referência de sua natureza a pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa, realiza-se a partir do registro disponível, decorrente de escritos anteriores. A pesquisa bibliográfica proporciona um “direcionamento mais preciso” e ainda, uma delimitação que pode contribuir para a definição temáticas para pesquisas históricas (LUCA, 2020). Em nossa análise, a obra de E. P. Thompson (2021), “A miséria da teoria e outros ensaios” contribuiu no sentido de analisar em profundidade os elementos analíticos concernentes ao que o autor define como “Lógica Histórica” na intenção de aproximar a Educação Profissional e a História Social inglesa de tradição marxista. 3 Desenvolvimento Para Thompson (2021, p. 71-90) é preciso compreender a Lógica Histórica, em primeiro lugar, como um método lógico de pesquisa adequado a materiais históricos, a fim de testar hipóteses pensadas de formas sucessivas. Em segundo, o discurso histórico que deve ser elaborado de forma rigorosa e dialógica entre os conceitos elencados e as evidências que serão testadas entre as hipóteses e a pesquisa empírica. Em terceiro, o interrogador (o historiador) que é a lógica histórica. Em quarto, a questão de pesquisa que se apresenta como uma hipótese e por fim, o interrogado que são as evidências (as fontes históricas com suas propriedades específicas). Em defesa do materialismo histórico, Thompson (2021), faz algumas proposições que apresentamos de forma sintética: 1. O objeto imediato do conhecimento histórico compreende fatos/evidências. 2. O conhecimento histórico é provisório, incompleto, seletivo, limitado. 3. As evidências históricas têm propriedades específicas. 4. Conhecimento histórico e seu objeto só pode ser compreendido dialogicamente. 5. O objeto do conhecimento histórico é a história “real”, ligadas as evidências. 6. A investigação histórica é processo, materialização e envolve noções de causação, contradição, mediação e organização. 7. O materialismo histórico é uma prática marxista situada pelo próprio Marx. 8. Categorias ou conceitos usados pelo materialismo histórico só podem ser compreendidos como categorias históricas. 4 Conclusões Finalmente, compreendemos a lógica histórica como desenvolvimento de um discurso histórico que elaborado de modo disciplinado, constitui uma lógica própria desse campo, materializando-se em discurso singular de comprovação ao passo que argumenta em favor da provisoriedade do conhecimento histórico, pois este não é absoluto. Destarte, acreditamos que a forma como ele percebe a teoria, o método e as fontes históricas, trazem ricas contribuições para a construção da história da educação profissional e para o campo trabalho e educação.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Joilson Silva de; PAIVA, Marlúcia Menezes de. A HISTORICIDADE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A LÓGICA HISTÓRICA COMO MÉTODO DO MATERIALISMO HISTÓRICO.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/445812-A-HISTORICIDADE-EM-EDUCACAO-PROFISSIONAL--A-LOGICA-HISTORICA-COMO-METODO-DO-MATERIALISMO-HISTORICO. Acesso em: 05/05/2025

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