A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPA CAMPUS BELÉM: INTERSECÇÕES DE BASES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E EMANCIPATÓRIAS DE SUJEITOS APRENDIZES

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPA CAMPUS BELÉM: INTERSECÇÕES DE BASES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E EMANCIPATÓRIAS DE SUJEITOS APRENDIZES
Autores
  • Tatianne Soares
  • Haroldo de Vasconcelos Bentes
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/445552-a-iniciacao-cientifica-no-ensino-medio-integrado-do-ifpa-campus-belem--interseccoes-de-bases-tecnico-cientificas-
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Iniciação Científica, técnico-científica, emancipação, Ensino Médio Integrado, IFPA Campus Belém
Resumo
Este trabalho, oriundo de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, PROFEPT, objetiva apresentar partes das contribuições do programa de iniciação científica (IC) na formação dos alunos do ensino médio integrado (EMI) do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Belém. A pesquisa foi realizada no período de 2020-2021 com alunos, egressos e orientadores do Programa, e buscou identificar a concepção e percepção desses sujeitos em relação à política de IC da qual fazem ou fizeram parte. Criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica impulsionou a integração do estudante da educação básica com a prática da pesquisa (CNPQ, 2015), na constituição de avanços científicos e tecnológicos, atitudes, habilidades e valores fundamentalmente associados à educação científica dos alunos de ensino médio no País (CNPQ, 2015). Sendo instituição contemplada com bolsas dessa modalidade desde 2015, o IFPA seleciona anualmente alunos e orientadores aptos a desenvolverem projetos de iniciação científica e tecnológica. O Campus Belém ainda possui sua própria política de fomento à pesquisa por meio de editais que selecionam alunos socialmente vulneráveis e demais interessados em atuar nos projetos devidamente cadastrados na instituição. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, pois, segundo Merriam (1988, p. 9 apud OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2002, p. 92), é um “exame de um fenômeno específico, um processo, uma instituição, ou um grupo social”. Neste sentido, buscou-se pelo contato com os sujeitos envolvidos com a IC do IFPA, Campus Belém, os eventos e situações, na descrição de ações e comportamentos, pela análise de interações e resultados, à compreensão sobre a IC período de 2015-2020. A investigação se deu por meio de questionários Google Forms, encaminhados por e-mail aos sujeitos envolvidos, além de alunos egressos da IC. As perguntas abertas e fechadas permitiram o levantamento dos dados necessários e no processo analítico engendrado nos resultados. Os resultados apontaram à possibilidade de emancipação dos estudantes, uma vez que, por meio do pensamento científico, há também o despertar crítico de novos olhares e concepções, assim como a busca por soluções. Este diferencial dos alunos envolvidos com a IC foi destacado por professores do EMI do Campus, participantes da pesquisa. Para os alunos ativos, participantes do Programa e respondentes do questionário, o excesso de disciplinas e o baixo valor da bolsa de pesquisa, são as principais dificuldades apontadas. Como ponto positivo a maioria afirmou que o processo de IC acrescentou muitos novos conhecimentos e experiências, e gerou incentivo da parte de orientadores, o que acarretou bons resultados nas dimensões escolar, pessoal, profissional. Na pesquisa realizada com os egressos do Programa de IC do IFPA, Campus Belém, todos os respondentes se mostraram satisfeitos com a experiência que vivenciaram. Nas respostas coletadas, muitos atribuíram a essa vivência científica, melhorias na fala, na escrita e, consequentemente, nas novas e melhores oportunidades em âmbitos acadêmicos e/ou profissionais. Considerando a implementação do novo ensino médio, que suscita tensões diversas na última etapa da educação básica, é pertinente refletir e problematizar as contribuições do processo de IC no que tange a habilidades e competências implicadas nos percursos formativos dos sujeitos envolvidos, nos seus desafios e dificuldades e nos cenários socioeconômicos e culturais, com vistas a um projeto de vida autônomo e temporal. Para Martins (2009, p. 39), a associação do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico, possibilita que o aluno deixe de ser “ouvinte repetidor de conteúdos e passe a agir e a refletir com consciência crítica diante dos fatos estudados”. Vê-se, portanto, que a pesquisa inserida no âmbito do EMI do IFPA, Campus Belém, tem viabilizado aos educandos muitas oportunidades de explorar fatores que o conhecimento escolar rotineiro não proporciona. A política de IC tem direcionado o participante à construção e à reconstrução dos seus próprios saberes, contribuindo, assim, para sua autonomia e para sua formação integral. Por fim, ressaltar que no contexto do mestrado profissional é requisito obrigatório a criação de um produto educacional, e assim, construiu-se uma cartilha que inovou em termos de registros sistemáticos sobre a política de IC no Campus Belém, pois, não havia um corpo sistemático regular sobre a referida política (https://belem.ifpa.edu.br/publicacoes/1281-cartilha-com-dados-da-iniciacao-cientifica-no-campus-belem-vira-produto-educacional-do-profept-ifpa).
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Tatianne; BENTES, Haroldo de Vasconcelos. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPA CAMPUS BELÉM: INTERSECÇÕES DE BASES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E EMANCIPATÓRIAS DE SUJEITOS APRENDIZES.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/445552-A-INICIACAO-CIENTIFICA-NO-ENSINO-MEDIO-INTEGRADO-DO-IFPA-CAMPUS-BELEM--INTERSECCOES-DE-BASES-TECNICO-CIENTIFICAS-. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes