A PRÁTICA DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
A PRÁTICA DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Autores
  • Tatiana Losano De Abreu
  • Ilane Ferreira Cavalcante
  • Ana Lúcia Sarmento Henrique
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/445447-a-pratica-do-tripe-ensino-pesquisa-e-extensao-para-a-formacao-dos-docentes-dos-institutos-federais
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
tripé ensino-pesquisa-extensão, Formação Docente, Institutos Federais.
Resumo
O desenvolvimento dos Institutos Federais - IFs está imerso em um contexto de disputa por um projeto de educação com vistas a “uma formação científica, técnica e política cujo conteúdo, método e forma expressem uma direção antagônica à perspectiva de subordinação unidimensional às relações sociais e educativas capitalistas” (FRIGOTTO, 2009). Colocar em prática o tripé ensino, pesquisa e extensão nos faz caminhar para essa direção, já que neste movimento dinâmico tem-se o desenvolvimento, construção e organização da educação para a cidadania (OLIVEIRA; COSTA, 2017, p. 5). Nos IFs, tem-se o tripé enquanto premissa para a educação de cunho emancipatório. Para tanto, é importante entender a relevância de estabelecer a indissociabilidade entre esses elementos para a formação do educando em todos os níveis, inclusive na formação do educador, haja vista que eles são partícipes essenciais para um efetivo processo formativo. O educador tem papel substancial para uma educação profissional ampla, integral e emancipatória. Sua atuação, enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem, deve contribuir para que o discente desenvolva uma visão reflexiva e crítica sobre o mundo do trabalho. Deste modo, tendo como pano de fundo o anseio por uma educação profissional emancipatória, que perpasse pela concretização da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, surgem alguns questionamentos: o tripé ensino, pesquisa e extensão, enquanto prática concreta, tem quais efeitos para a formação do educador do Ensino Profissional Tecnológico - EPT? A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão contribui com a formação docente para o ensino profissional emancipatório? Ao olhar por outra ótica, podemos questionar: Qual a formação docente necessária para efetivamente colocar em prática a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no EPT? Diante desses questionamentos, foi realizado um estado da arte sobre a temática ensino, pesquisa e extensão e a formação docente dos educadores dos Institutos Federais - IFs, por meio do levantamento da produção científica indexada no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Utilizou-se os seguintes descritores de seleção: presença dos termos “ensino pesquisa extensão” AND “formação docente” em qualquer parte do trabalho. Foram encontradas inicialmente sessenta e nove publicações. Em seguida, foram separadas, de forma qualitativa, as publicações que tratam da educação oferecida pelos Institutos Federais. Após esta análise, restaram dez publicações. Todas as publicações são da área da educação/ensino. A Holos foi a revista que publicou a maior parte delas (sete). Todas as publicações ocorreram entre os anos de 2015 e 2020. Em relação ao aspecto metodológico, a maioria foi de caráter qualitativo (oito publicações). Ao realizar a leitura das publicações selecionadas, percebeu-se que todas dialogam sobre formação docente inicial e/ou formação docente continuada. Algumas delas refletem sobre a formação inicial ofertada pelos IFs, ou seja, trazem a análise da importância do tripé ensino, pesquisa e extensão para os futuros docentes da educação básica. Este debate é de extrema importância, principalmente em se tratando de uma oferta recente dos cursos de licenciatura nos Institutos Federais. No entanto, esses autores não estudaram a formação do docente da EPT, e sim a formação dos futuros docentes que se formarão nos Institutos Federais. Outro conjunto de publicações trouxe a necessidade de formação docente para a efetivação do tripé ensino, pesquisa e extensão enquanto compromisso institucional. Percebeu-se um discurso comum sobre a inexistência de uma política clara de formação continuada do professor da EPT, assim como a inexistência de formação inicial direcionada a esse perfil profissional. Travou-se também o debate sobre a constituição da identidade dos docentes da educação profissional, o que perpassa pelo debate anterior, referente à formação inicial e continuada específica. A relação entre essas temáticas e a prática do tripé ensino, pesquisa e extensão se dá, para esse grupo de publicações, por meio da defesa do tripé enquanto compromisso institucional, que é visto como o diferencial dos IFs. Logo, a formação docente deve efetivar-se colocando em prática o tripé, tão necessário para a formação emancipatória dos futuros ingressantes do mundo do trabalho. Apenas duas publicações se destacaram ao dialogarem efetivamente sobre a relação da práxis do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação do docente dos IFs. A defesa comum é que esta práxis pode ser entendida como uma formação continuada. Diante do exposto, os achados aqui foram importantes para percebermos temáticas que ainda precisam ser aprofundadas dentro das pesquisas direcionadas à EPT. Foi revelada a carência de investigações acerca da práxis do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação do docente dos IFs.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABREU, Tatiana Losano De; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A PRÁTICA DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/445447-A-PRATICA-DO-TRIPE-ENSINO-PESQUISA-E-EXTENSAO-PARA-A-FORMACAO-DOS-DOCENTES-DOS-INSTITUTOS-FEDERAIS. Acesso em: 10/05/2025

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