AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CAMINHOS PARA SUPERAÇÃO DA DUALIDADE EDUCACIONAL

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CAMINHOS PARA SUPERAÇÃO DA DUALIDADE EDUCACIONAL
Autores
  • Maria José Dos Santos
  • Aleksandre Saraiva Dantas
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 1 - Políticas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/444265-as-bases-conceituais-da-educacao-profissional-e-tecnologica--caminhos-para-superacao-da-dualidade-educacional
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Trabalho, Educação profissional, Ensino médio integrado
Resumo
Do ponto de vista analítico-interpretativo, o estudo revela preocupação em mostrar que a relação trabalho e educação é ainda um campo marcado, historicamente, pela dualidade, desvelando rupturas e contradições que erguem-se na dimensão histórico social e política, sob o prisma da sociedade capitalista e suas implicações para a implementação da educação profissional, no Brasil. Busca aqui, apreender elementos que caracterizam as bases conceituais de educação profissional e tecnológica (EPT), o antagonismo expresso nos projetos de formação dos(as) trabalhadores(as) e a direção para superação da histórica dualidade social e educacional, com vista que as reflexões sobre o tema não fogem aos debates sobre projetos societários em disputa, visões de mundo e, por conseguinte, a sociedade que ser quer construir quando educamos. Faz-se uso dos recursos da pesquisa bibliográfica e documental, sob uma abordagem histórica, desvelando a dualidade social e educacional que marcam a trajetória da educação em geral e da educação profissional em particular, colocando em cena a concepção de Ensino Médio Integrado (EMI) à educação profissional. Pressupostos histórico-ontológicos revelam o caráter formativo do trabalho e, portanto, concebe-o como princípio educativo, é, em última instância, quem determina, por uma série de complexas mediações, os conteúdos que precisam ser aprendidos mediante o ato educativo. Nas palavras de Saviani (2007, p.154) “o homem não nasce homem. Ele forma-se homem”. Dito de outro modo, o trabalho como princípio educativo contribui para a formação do homem, como homem, e para sua emancipação, por permitir a apropriação e a compreensão dos conhecimentos tecnológicos, intelectuais. No entanto, é necessário considerar que, ao longo da história, o trabalho humano e as relações sociais de produção vêm se modificando, e na história presente, subordinados à lógica que concorre para separação entre trabalho e educação, desvendando a dualidade educacional manifesta na dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual. Configura assim, a dualidade estrutural do sistema de ensino que apresenta trajetória, finalidades e padrões diferenciados de educação para classes sociais distintas. De modo que a história da educação brasileira é marcada pela (re)produção de um modelo educacional que atribui uma educação de ensino médio para as elites dominantes (formação para as universidades) e outra para as camadas populares da sociedade (formação para o trabalho), distanciando o ensino médio do ensino profissional. A história da educação profissional no Brasil descortina (des)caminhos que ora rompe vínculos entre trabalho e educação, à medida que também surgem possibilidades de restabelecimento dessa relação, indissociável e necessária, por meio do EMI na perspectiva da Formação Humana Integral (FHI). Com isto, com base em Ciavatta (1990), Frigotto (1991), Moura (2007), Ramos (2008), apresentamos a forma integrada do ensino médio à educação profissional, na sociedade atual, como condição necessária para a travessia em direção à superação da dicotomia educacional, em busca da efetiva transformação da estrutura social. Acredita-se, ser possível construir uma proposta de integração de conhecimentos gerais e específicos no ensino médio, que contemple a formação básica e a profissional, de modo que o sistema educacional possa integrar todas as dimensões da vida — trabalho, lazer, ciência e cultura - bem como, aspirar à superação da dualidade histórica entre trabalho manual e intelectual, a dicotomia teoria/prática, educação básica e educação profissional, de maneira a desenvolver, nos sujeitos, a apreensão do processo histórico de produção científica, tecnológica e cultural. Defende-se uma proposta de educação que promova o conhecimento como direito que figura em duas dimensões que se integram, da compreensão da formação geral e da instrumentalização do trabalhador(a). Essa integração, com vista à superação da diferença entre a educação voltada para o mercado de trabalho e a voltada para o mundo do trabalho. A finalidade da educação aqui não se limita à formação para mercado de trabalho. Volta-se para FHI, preparando o educando para atuar nos processos produtivos, apropriados dos seus sentidos ontológicos e históricos, construindo sujeitos com condições de participar proativamente na vida social, capazes de (re)produzir sua existência material e simbólica, dominar os conhecimentos dos processos produtivos contemporâneos. Para tanto, superar as armadilhas de um sistema que sustenta a lógica de uma sociedade dual, que corrói o sistema educacional, cultua a exploração e a apropriação do trabalho para atender aos interesses do capital, em prol de uma minoria, modo de produção que mostra sua face perversa para aqueles que dispõem unicamente da força de trabalho para prover suas necessidades objetivas, coloca-se como desafio em tempos difíceis, para o trabalho, para a sobrevivência, para a educação, para os sonhos
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Maria José Dos; DANTAS, Aleksandre Saraiva. AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CAMINHOS PARA SUPERAÇÃO DA DUALIDADE EDUCACIONAL.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/444265-AS-BASES-CONCEITUAIS-DA-EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--CAMINHOS-PARA-SUPERACAO-DA-DUALIDADE-EDUCACIONAL. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes