NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO NO IFPE CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO NO IFPE CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO
Autores
  • Manoela Rodrigues de Oliveira
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 1 - Políticas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/443824-no-meio-do-caminho-havia-uma-pedra--um-estudo-de-caso-sobre-evasao-no-ifpe-campus-cabo-de-santo-agostinho
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Evasão escolar. Educação profissional. Políticas públicas.
Resumo
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação sobre o fenômeno da evasão no Instituto Federal de Pernambuco campus Cabo de Santo Agostinho. Rumberger e Lim (2008) analisaram a evasão escolar e permanência estudantil com base no modelo conceitual de performance escolar. O modelo engloba fatores individuais e institucionais que contribuem para a permanência do aluno. Entre os fatores individuais, os autores pontuam, como um dos mais importantes, o envolvimento acadêmico dos alunos nas atividades da escola. Seja por meio de projetos ou atividades esportivas, congressos, debates ou participação em grêmios estudantis, o envolvimento do alunado repercute tanto na permanência quanto no desempenho escolar. (RUMBERGER; LIM, 2008). A pesquisa obteve como produto um plano de ação que possibilitará o aperfeiçoamento do Plano Estratégico de Superação da Evasão e Retenção do campus. O estudo justifica-se por contribuir como referencial teórico sobre a temática da evasão na Educação Profissional. A pesquisa adotou o método de análise quantitativo através de um estudo de caso. Primeiro, trabalhamos com a estatística descritiva para analisar os índices de evasão por turma e por curso. Ao total foram analisadas 27 turmas, totalizando 902 alunos de 4 cursos Técnicos oferecidos no campus entre os anos de 2014 e 2018: Técnico em Logística, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Hospedagem e Técnico em Cozinha. Trabalhamos com esse intervalo porque nos possibilitou investigar as turmas que possuíam ciclos concluídos. As informações para o levantamento dos dados quantitativos foram extraídas de documentos institucionais e do Sistema QAcadêmico utilizado na Instituição. O curso Técnico em Meio Ambiente apresentou o maior índice de evasão dentre os 4 cursos Técnicos analisados, o curso Técnico em Cozinha apresentou o menor índice. No total o campus obteve o índice de 46% de abandono escolar nas turmas analisadas. Todavia, identificamos que os Programas PIBIC e PIBEX apresentaram em torno de 7% de evasão, o que nos fez inferir que os Programas contribuíram para a redução da evasão no campus. Além disso, buscamos responder às seguintes questões: Os Programas ofertados pela instituição podem contribuir com a redução do índice de evasão? As turmas que foram ofertadas com currículos menores de duração obtiveram índices menores de evasão? Os cursos com maior carga horária prática tendem a apresentar menor índice de evasão? Os resultados obtidos contribuíram para a compreensão do fenômeno estudado no campus.Também, a análise dos Programas PIBIC e PIBEX nos trouxe uma realidade positiva por meio dos índices baixos de evasão dos alunos que participaram dos Programas. Inferimos que os Programas contribuíram para diminuir o índice de evasão, ao compararmos o índice de abandono dos alunos que participaram dos Programas com os índices de abandono dos cursos Técnicos analisados. Além disso, identificamos que as turmas que cursaram o currículo em menor tempo apresentaram índice de evasão abaixo das turmas que cursaram o currículo com maior tempo de duração. Também, analisamos o índice de evasão do curso Técnico em Cozinha, por ter apresentado a menor taxa, sob o prisma da revisão da literatura e análise do Projeto Pedagógico do curso, concluindo que o fator engajamento escolar, e o princípio da contextualização, podem ter contribuído para o baixo índice de abandono através das atividades práticas que o currículo do curso oferta. A pesquisa possibilitou conhecer o quantitativo de alunos por gênero, como também a quantidade de matrículas ofertadas por turno de oferta. Também, identificou o perfil dos alunos que realizaram os Programas PIBIC e PIBEX como voluntários e bolsistas, cotistas e não cotistas e feminino e masculino.Tais dados, nos trouxe a compreensão de que o status de bolsista e não bolsista do programa, como também cotista e não cotista, não foram fatores que contribuíram para os alunos abandonarem os cursos, ratificando nossa tese de que o engajamento estudantil fortalece o sucesso escolar.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Manoela Rodrigues de. NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO NO IFPE CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/443824-NO-MEIO-DO-CAMINHO-HAVIA-UMA-PEDRA--UM-ESTUDO-DE-CASO-SOBRE-EVASAO-NO-IFPE-CAMPUS-CABO-DE-SANTO-AGOSTINHO. Acesso em: 19/05/2025

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