LEITURA DE ROMANCES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL : INTENCIONALIDADES, PRÁTICAS E OBSTÁCULOS DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

DOI
10.29327/154159.6-13  
Título do Trabalho
LEITURA DE ROMANCES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL : INTENCIONALIDADES, PRÁTICAS E OBSTÁCULOS DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
  • Dayb Manuela Oliveira dos Santos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/442310-leitura-de-romances-no-ensino-medio-integrado-a-educacao-profissional---intencionalidades-praticas-e-obstaculos-
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Educação profissional, Ensino Médio Integrado, ensino de literatura, práticas didáticas, leitura de romances.
Resumo
Nesta comunicação, apresentarei resultados preliminares da minha tese em curso, Leituras de romance no Ensino Médio Integrado no Brasil: concepções e práticas didáticas do ponto de vista de professores e de alunos, desenvolvida no Doutorado em Ciências da Educação da Universidade de Montpellier, na França, sob a orientação de Brigitte Louichon e coorientação internacional de Neide Rezende (USP). Esta tese tem o objetivo de descrever e compreender concepções e práticas ordinárias declaradas de leitura de romances no contexto do ensino de literatura em cursos de ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio (doravante EMI). Pautado na formação humana integral, o EMI foi autorizado no Brasil através do Decreto 5.154 de 2004. Nesta proposta político-pedagógica, a cultura e a arte são consideradas fundamentais para a formação dos jovens e preparação para o exercício de uma profissão (FERREIRA ; GARCIA, 2005). Os desafios para a sua realização perpassam várias frentes de batalha, dentre elas, a de “dar materialidade às ideias de educação comprometida com a formação omnilateral” e de “pensar o fazer de sala de aula” (ARAÚJO, 2014, p. 19). O caráter relativamente recente dos cursos de EMI, assim como a criação dos institutos federais apenas em 2008, lócus dessa pesquisa, indicam a existência de uma pedagogia em busca de si mesma, uma pedagogia em experimentação (ARAÚJO, 2014). A realização desta tese responde à necessidade de construir conhecimentos sobre as práticas didáticas desenvolvidas nos cursos de EMI, especialmente na disciplina de Língua Portuguesa no que concerne às leituras de romances. Dufays (2006) demonstrou que as pesquisas que buscam conhecer as práticas do campo escolar favorecem a construção de dados sobre essa realidade, permitindo a identificação de tendências, bem como a compreensão de seus limites e impasses. Esta compreensão é necessária à construção de proposições capazes de superar tais limites e impasses. Os referenciais teóricos adotados advêm dos estudos sobre a educação profissional no Brasil e da didática da literatura desenvolvida em países francófonos, no âmbito da qual podemos encontrar “cada vez mais trabalhos [....] [que] buscam antes de tudo compreender, sem a priori, os processos pelos quais os professores ensinam e os alunos aprendem” (FLOREY; CORDONIER, 2020, p. 28). A coleta de dados incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com 11 professores de língua portuguesa e 10 estudantes de cursos de EMI de três campi do IFBA. Nesta comunicação, me apoiarei nos enunciados dos professores e, eventualmente, nos dos estudantes. Os resultados preliminares remetem à constatação de que os professores participantes desta pesquisa atribuem à leitura de romances um potencial formativo ligado, entre outros, à consciência de classe, à transformação social e às questões de gênero e de raça. Há busca pela ampliação do corpus escolar de romances através da articulação da leitura de romances clássicos à leitura da literatura escrita por autores negros, por mulheres e por autores regionais, assim como às literaturas de interesse espontâneo dos estudantes. O engajamento dos professores em torno da literatura é perceptível ainda através da realização de diversos projetos de iniciação científica e de extensão, tendo como público-alvo desde estudantes do EMI a professores da rede estadual e municipal. Dentre as atividades em torno do romance no âmbito do ensino encontramos, por exemplo: leitura autônoma, leitura de fragmentos, discussão em sala de aula, prova escrita, apresentação de seminários, escritas de recepção, tradução intersemiótica e visita técnica interdisciplinar. Os professores enunciaram, ainda, obstáculos encontrados neste processo: lacunas da formação docente inicial e continuada, escassez do tempo didático para o trabalho com romances, sobrecarga dos estudantes, dificuldades materiais para acesso às obras literárias e escassez de pesquisas sobre ensino de literatura que elucidem as problemáticas da sala de aula. Neste contexto, as intencionalidades dos professores relacionadas aos obstáculos encontrados revelam que a prática de leitura de romances constitui um verdadeiro desafio para professores e estudantes. Por fim, apresentamos algumas proposições: ampliação do tempo didático para as aulas de Língua Portuguesa, o que pressupõe oposição à atual contrarreforma do ensino médio; oferta de formação docente continuada que contemple as especificidades da educação profissional, mas também da didática da literatura; ampliação do acervo das bibliotecas dos campi visando não só à variedade de títulos como a quantidade expressiva de uma mesma obra e/ou políticas de financiamento de livros para os estudantes.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTOS, Dayb Manuela Oliveira dos. LEITURA DE ROMANCES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL : INTENCIONALIDADES, PRÁTICAS E OBSTÁCULOS DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/442310-LEITURA-DE-ROMANCES-NO-ENSINO-MEDIO-INTEGRADO-A-EDUCACAO-PROFISSIONAL---INTENCIONALIDADES-PRATICAS-E-OBSTACULOS-. Acesso em: 24/06/2025

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