JOGOS MANIPULÁVEIS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 09/12/2025 - ISBN: 978-65-272-1968-2

Título do Trabalho
JOGOS MANIPULÁVEIS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
  • ANA HELENA SOARES CORDEIRO XAVIER
Modalidade
Simpósios Temáticos
Área temática
Simpósio Temático - Quando a ciência linguística encontra a escola: desafios e possibilidades a partir de práticas inovadoras de ensino
Data de Publicação
09/12/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-erelin-599754/1398853-jogos-manipulaveis-e-praticas-de-linguagem--uma-abordagem-ludica-para-o-ensino-de-lingua-portuguesa
ISBN
978-65-272-1968-2
Palavras-Chave
Aula de língua portuguesa, Ludicidade, Jogos Pedagógicos, Inclusão, Equidade.
Resumo
Este estudo apresenta a relevância da ludicidade em práticas de linguagem bem-sucedidas, mais especificamente no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental utilizando os jogos pedagógicos, como meio para garantir a aquisição efetiva de novos conhecimentos, que possam ser aplicados na oralidade, escrita, análise linguística/semiótica e produção de textos escritos, uma vez que permitem que os estudantes compreendam as diferentes formas de expressão e interação comunicativa de forma crítica e produtiva, além de explorar a criação de um ambiente de aprendizagem engajador, visando compartilhar experiências, identificar os desafios e promover a troca de conhecimentos entre os participantes. De abordagem qualitativa e natureza intervencionista, o referencial teórico utilizado foi estruturado sob as perspectivas da Aprendizagem Linguística Ativa em Pilati (2024/2017), as contribuições de Oliveira, Moraes e Sene (2025) fundamentam e respaldam a proposta de intervenção com jogos pedagógicos manipuláveis e Sigiliano (2021) discorre sobre a ludicidade como incentivo à aprendizagem e Ausubel (2001) sobre os organizadores prévios e do conhecimento, além da relevância e sentido do objetivo do ensino. Mediante as análises das aplicações dos jogos, como prática complementar designada a aprofundar e ressignificar conteúdos já trabalhados em sala de aula, foram utilizadas a observação e participação dos estudantes durante as aulas e execução dos jogos. Dessa forma, os jogos corroboram com os princípios de inclusão e equidade propostos na BNCC e revelaram-se aliados em uma ação planejada e bem estruturada, com a participação ativa e significativa do professor ao longo do processo de ensino aprendizagem. Além disso, mostraram-se ferramentas eficazes para promover a integração, ampliar e consolidar a aprendizagem, especialmente entre os alunos que enfrentam maiores dificuldades na leitura e na escrita, possibilitando ainda a observação de avanços em suas competências linguísticas e textuais.
Título do Evento
VI ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA (ERELIN)
Cidade do Evento
Garanhuns
Título dos Anais do Evento
Anais do 6º ERELIN - Linguística – ciência plural: retrospectivas, perspectivas e prospectivas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

XAVIER, ANA HELENA SOARES CORDEIRO. JOGOS MANIPULÁVEIS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Anais do 6º ERELIN - Linguística – ciência plural: retrospectivas, perspectivas e prospectivas. Anais...Garanhuns(PE) UPE, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-erelin-599754/1398853-JOGOS-MANIPULAVEIS-E-PRATICAS-DE-LINGUAGEM--UMA-ABORDAGEM-LUDICA-PARA-O-ENSINO-DE-LINGUA-PORTUGUESA. Acesso em: 16/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes