DOCENTES DA EJA-EPT EMI ORGÂNICA COORDENAM CURSOS FIC: DILEMAS E POTÊNCIAS

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.708223  
Título do Trabalho
DOCENTES DA EJA-EPT EMI ORGÂNICA COORDENAM CURSOS FIC: DILEMAS E POTÊNCIAS
Autores
  • Guilherme Reichwald Jr
  • PAULO MARCUS HOLLWEG CORREA
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/708223-docentes-da-eja-ept-emi-organica-coordenam-cursos-fic--dilemas-e-potencias
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
EJA-EPT. EJA-FIC. IFSUL. Sapucaia do Sul
Resumo
O relato busca registrar o processo de conflito identitário do corpo docente de um curso de EJA-EPT consolidado que também passa a ofertar, de forma concomitante, cursos FIC em parceria com prefeituras. Apenas a experiência de uma das prefeituras será detalhada. A experiência e o compromisso com a EJA no Instituto Federal Sul rio-grandense (IFSUL), campus Sapucaia do Sul, remonta o ano de 2001 (NORO: 2011) na implantação do Ensino Médio de Adultos (EMA) e posteriormente do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/EJA-EPT) em 2007. A EJA-EPT Técnico em Administração, Ensino Médio Integrado (EMI) completou 16 anos em 2023. Este curso se caracteriza por ter constituído uma identidade do Campus, tanto na instituição, como no país. Possui um corpo docente alicerçado pela Modalidade, defensor da EJA e com práticas de reconhecimento nos mais diversos espaços educativos do país. Neste contexto, o coletivo docente é pressionado a participar do projeto chamado “PROEJA INTEGRADO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)” no ano de 2019 e ofertado entre 2022 e 2023. Cabe recordar Fernandes (2014): “Portanto, nunca se pode falar na conjuntura sem pensar na estrutura, e não se pode também avaliar a crise de conjuntura sem pensar no que ela representa (...)”. Por várias semanas o corpo docente refletiu e dialogou sobre estar ou não nesta oferta. Por fim, a decisão do coletivo de participar do Projeto se baseou na perspectiva de fazer a diferença qualificada para a expansão da EJA-EPT orgânica do Campus. O coletivo assumiu de início que os cursos não se caracterizam por integrados, mas concomitantes, em diálogo com as Secretarias Municipais de Educação (SMEDs), deixando esta posição sempre muito clara. As ofertas se materializaram com duas prefeituras de matriz ideológica distintas: uma de direita, vinculada ao bolsonarismo, e uma de esquerda, do Partido dos Trabalhadores. A experiência com a prefeitura/SMED de esquerda foi materializada - através de emenda parlamentar - na cedência, adequação, instalação de equipamentos e móveis, e constituição do espaço chamado Laboratório de Desenvolvimento de Projetos (LDP) do IFSUL, inaugurado em maio de 2022. O LDP conta com: um laboratório de informática (30 máquinas); sala de aula para grupos (15 pessoas); sala de aula com tela interativa (40 pessoas); secretaria, sala para docentes; cozinha e refeitório (30 pessoas sentadas). A relação com uma SMED que respeita e valoriza a EJA, possibilitou a construção dialógica permanente, a exemplo de: escolha e acompanhamento do corpo docente do curso; acompanhamento e busca ativa constante de educandas/os; planejamento das atividades na sala de aula e extraclasse (saídas de campo e visitas técnicas); acompanhamento de demais educadores/as envolvidos/as; diálogo com as escolas, entre outros. A oferta orgânica do Campus de EJA-EPT EMI recebeu algumas das pessoas egressas da experiência do LDP. Acreditamos que cabe mais reflexão e planejamento dos órgãos federais envolvidos com este tipo de projeto, para consolidar o EMI e fortalecer a EJA na Rede Federal.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

JR, Guilherme Reichwald; CORREA, PAULO MARCUS HOLLWEG. DOCENTES DA EJA-EPT EMI ORGÂNICA COORDENAM CURSOS FIC: DILEMAS E POTÊNCIAS.. In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/708223-DOCENTES-DA-EJA-EPT-EMI-ORGANICA-COORDENAM-CURSOS-FIC--DILEMAS-E-POTENCIAS. Acesso em: 17/05/2025

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