ARTICULAÇÃO ENTRE SMED SÃO LEOPOLDO/RS E IFSUL SAPUCAIA DO SUL NA EJA EPT: UMA EXPERIÊNCIA EDIFICANTE

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.707000  
Título do Trabalho
ARTICULAÇÃO ENTRE SMED SÃO LEOPOLDO/RS E IFSUL SAPUCAIA DO SUL NA EJA EPT: UMA EXPERIÊNCIA EDIFICANTE
Autores
  • Guilherme Reichwald Jr
  • Patrícia Schneider
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/707000-articulacao-entre-smed-sao-leopoldors-e-ifsul-sapucaia-do-sul-na-eja-ept--uma-experiencia-edificante
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
EJA-EPT. Currículo. IFSUL. SMED/São Leopoldo.
Resumo
Este relato de experiência descreve aspectos vivenciados pelos autores na implementação do projeto EJA-FIC na Secretaria Municipal de Educação (SMED) de São Leopoldo. São Leopoldo está situado na Região Metropolitana de Porto Alegre e abriga atualmente cerca de 217 mil habitantes (IBGE: 2022). A rede municipal de ensino (RME) compreende 50 escolas municipais, das quais 36 são destinadas ao Ensino Fundamental, incluindo 10 que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A parceria estabelecida entre a RME e o Instituto Federal Sul rio-grandense (IFSUL), campus Sapucaia do Sul, surgiu da necessidade de proporcionar aos/às estudantes da EJA oportunidade de formações profissionalizantes enquanto realizam ou concluem o ensino fundamental. A SMED e o IFSUL/Sapucaia assumem os seguintes objetivos da oferta dos cursos chamados “PROEJA FIC”: ampliar as leituras de mundo dos/das estudantes; fomentar que almejem inserções dignas e justas no chamado “mundo do trabalho”; explorar novas possibilidades de profissionalização; e, planejar trajetórias edificantes de escolarização, especificamente no Ensino Médio Integrado à modalidade EJA-EPT, oferecido organicamente pelo IFSUL. A colaboração ocorreu através da disponibilidade de professores/as, registro do curso pelo IFSUL; a estrutura física, transporte e alimentação são ofertadas pela SMED. O projeto iniciou em março de 2022, com a oferta de 80 vagas distribuídas em 2 cursos: Agente Cultural e Operador/a de Computador, abrangendo as 10 escolas de EJA no município por meio de um edital público, antecedido de busca ativa da equipe SMED-IFSUL. Ao longo do projeto, em 2023, o curso de Agente Cultural foi substituído pelo curso de Recepcionista, ambos demandantes do entorno. Percebeu-se uma maior evasão no curso de Agente Cultural enquanto o de Recepcionista surgiu como alternativa mais atraente. Em constante adaptação, o projeto atualmente está desenvolvendo o curso Microempreendedor/a Individual. Ressalta-se que, independente do curso, sempre é ofertado o componente “Sujeitos da EJA”. Ao longo da execução do projeto, foi observada uma adesão significativa por parte dos/das estudantes, a ponto de necessitarmos da criação de vagas suplementares. As aulas ocorrem presencialmente, com um calendário organizado entre SMED e IFSUL, nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e, por vezes, também à tarde. Durante a duração do projeto, aproximadamente 160 estudantes concluíram com êxito os cursos. Nesse percurso, testemunham-se diversos relatos positivos, pois a mudança nas perspectivas de vida tornaram-se uma realidade para muitos/as educandos/as. Concluir um curso profissionalizante e ingressar no ensino médio em uma instituição pública de qualidade era algo distante ou não presente nas perspectivas de futuro, mas se concretizou para vários/as de nossos/as estudantes, incluindo mulheres, homens, adolescentes que são chefes de família e moradores/as da periferia, enfrentando desafios como a precarização das relações de trabalho, moradia e insegurança alimentar. Cabe destacar que ambas as instituições apostam neste projeto educativo, visando a continuidade dos estudos e a emancipação cidadã. Ele oportuniza empoderamento pessoal e coletivo. Essa experiência ressoa na visão de Freire (2005) sobre a educação como um instrumento de libertação e emancipação, capacitando os/as educandos/as a assumirem um papel ativo na transformação de suas próprias vidas e comunidades.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

JR, Guilherme Reichwald; SCHNEIDER, Patrícia. ARTICULAÇÃO ENTRE SMED SÃO LEOPOLDO/RS E IFSUL SAPUCAIA DO SUL NA EJA EPT: UMA EXPERIÊNCIA EDIFICANTE.. In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/707000-ARTICULACAO-ENTRE-SMED-SAO-LEOPOLDORS-E-IFSUL-SAPUCAIA-DO-SUL-NA-EJA-EPT--UMA-EXPERIENCIA-EDIFICANTE. Acesso em: 17/07/2025

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