A ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE PARA OS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO NA MODALIDADE EJA DO IFG - CAMPUS SENADOR CANEDO

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.704325  
Título do Trabalho
A ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE PARA OS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO NA MODALIDADE EJA DO IFG - CAMPUS SENADOR CANEDO
Autores
  • Andreia Missias Andrade de Carvalho
  • Mad' Ana Desiree Ribeiro de Castro
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/704325-a-elevacao-da-escolaridade-para-os-egressos-do-curso-tecnico-integrado-ao-ensino-medio-em-refrigeracao-e-climatiz
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Elevação da escolaridade.
Resumo
A sociedade brasileira é historicamente excludente e desigual. Nesse contexto, o direito à educação é basilar, sendo relevante investigar a política educacional para jovens e adultos e seus impactos na vida dos sujeitos. A pesquisa “A elevação da escolaridade para os egressos do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Refrigeração e Climatização na modalidade EJA do IFG - Campus Senador Canedo”, pretende analisar o PROEJA no IFG e enfatizar o protagonismo dos egressos, com o registro de suas percepções e das implicações que a elevação de escolaridade fez na sua trajetória de vida. Nesse sentido, foi delineado o problema de pesquisa: Quais as implicações da elevação da escolaridade para os egressos do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Refrigeração e Climatização na modalidade EJA do IFG – Campus Senador Canedo? Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar as implicações da elevação da escolaridade na vida dos egressos do referido curso. Como objetivos específicos elencamos: identificar o perfil socioeconômico e educacional dos egressos; analisar quais condições propiciaram a permanência e conclusão desses sujeitos no curso; analisar como a elevação da escolaridade do egresso contribuiu em sua atividade profissional; analisar como a elevação da escolaridade influenciou o egresso na compreensão que tem de si e do mundo e, por fim, elaborar um Produto Educacional (PE) no formato de vídeo depoimento, com o registro das percepções dos egressos sujeitos da pesquisa sobre sua trajetória. Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, utiliza a entrevista como técnica de coleta de dados e a análise documental e bibliográfica. O estudo encontra-se na fase inicial da coleta e preparação para a etapa de entrevistas com os egressos do curso técnico que deram continuidade à escolarização em nível superior, as quais constituirão parte do PE a ser elaborado juntamente com a dissertação. Saliento que o produto passará pela etapa de validação pelos participantes da pesquisa, que avaliaram aspectos visuais e de relevância em relação à divulgação e estímulo para que outros estudantes deem continuidade ao seu processo de escolarização. A aplicação do vídeo poderá ser realizada em diversos momentos/espaços institucionais e extra-institucionais como no Encontro dos Egressos IFG, na divulgação para ingresso nos cursos ofertados pelo IFG e nas turmas da EJA. A fundamentação teórica para subsidiar os capítulos 1 e 2, a serem apresentados à Banca de Qualificação em outubro de 2023, contou com os autores: Moura (2007, 2015), Oliveira (2003), Ciavatta (2005), Frigotto (2007), Ramos (2008), Saviani (2007), Machado (2016), Costa e Machado (2017), Arroyo (2017), Haddad e Di Pierro (2000), Castro (2016), Faria e Moura (2015), Silva e Jorge (2018), Costa, Brasileiro e Miranda (2021), Santos (2022), Franco (2021), Gumerato (2021), Rangel (2023) e Lopes e Macedo (2011). Assim, iremos proceder estudos sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil e no IFG; levantar dados sobre o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Refrigeração e Climatização na modalidade EJA do IFG – Câmpus Senador Canedo e registrar a percepção dos egressos sobre as implicações da elevação de escolaridade na sua vida.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CARVALHO, Andreia Missias Andrade de; CASTRO, Mad' Ana Desiree Ribeiro de. A ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE PARA OS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO NA MODALIDADE EJA DO IFG - CAMPUS SENADOR CANEDO.. In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/704325-A-ELEVACAO-DA-ESCOLARIDADE-PARA-OS-EGRESSOS-DO-CURSO-TECNICO-INTEGRADO-AO-ENSINO-MEDIO-EM-REFRIGERACAO-E-CLIMATIZ. Acesso em: 21/06/2025

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