AÇÕES DO IFSC, CAMPUS GASPAR PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES DO PROEJA

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.695346  
Título do Trabalho
AÇÕES DO IFSC, CAMPUS GASPAR PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES DO PROEJA
Autores
  • Hagar de Lara Tibúrcio de Oliveira
  • DANIELA SBIZERA JUSTO
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/695346-acoes-do-ifsc-campus-gaspar-para-a-permanencia-e-exito-de-estudantes-do--proeja
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
PROEJA. Campus Gaspar. Permanência e êxito.
Resumo
O momento da pandemia trouxe dentre muitos desafios escolares, os problemas já sabidos com o ensino remoto, sendo ainda mais nítido com o público da educação de jovens e adultos. Por isso, no campus Gaspar quando a maioria dos alunos ainda estavam com aulas remotas, a partir da liberação gradual permitida pelo Política de Segurança Sanitária (PSS), os primeiros a retornarem com segurança, foram os discentes do PROEJA. Estes cursaram o ensino fundamental na EJA do município e fizeram o curso de formação inicial e continuada em auxiliar administrativo nas sextas feiras, no período noturno no IFSC campus Gaspar. Além da presencialidade iniciada precocemente com esse grupo, outras ações de âmbito social foram relevantes para garantir a permanência dos estudantes como a distribuição de cestas básicas logo no início do retorno e o pagamento de auxílio equiparação aos estudantes. Houve também a contratação de tutor externo, sendo um profissional que estava vinculado à EJA do município e que também era professor da maioria destes alunos. Ação esta que promoveu um bom acompanhamento e busca ativa daqueles que estavam prestes a desistir. Ressalta-se que o grupo exibia uma grande heterogeneidade etária, com adolescentes e senhoras idosas, o que estimulou os professores a pensarem em estratégias diversificadas para favorecer a aprendizagem dos discentes. A maioria dos docentes foram compelidos a usar mais atividades impressas do que somente pela plataforma Sigaa. Outros traziam exemplos concretos e contextualizados com o dia a dia dos discentes para entusiasmá-los a aprenderem. Nas aulas de Informática Aplicada, a professora que lecionou pela primeira vez para esse público, demonstrou paciência e empatia, repetindo sempre que necessário e com o acompanhamento dos dois tutores que auxiliaram os com mais dificuldades na conclusão das atividades. Apesar dos esforços, não foi possível conter a evasão em massa devido às adversidades que a pandemia evidenciou, principalmente no que tange às dificuldades financeiras. Além da figura do tutor externo, ao final do curso foi ofertado uma complementação de informática, promovido pelo projeto de extensão “Oficinas de Informática Inclusiva: segunda versão” que tinha o foco justamente em promover o ensino de informática básica para públicos vulneráveis e com dificuldade de aprendizagem. Ao final do curso, tivemos uma egressa, menina negra, oriunda do Nordeste que passou na seleção para o curso integrado em informática e hoje é bolsista do projeto Elas Digitais que tem como objetivo fomentar a informática e o pensamento computacional para meninas. No projeto as atribuições da discente é pesquisar, buscar materiais sobre pensamento computacional e desenvolver slides, adaptando exemplos de atividades para faixas etárias distintas, sendo que atualmente está montando uma cartilha de apoio teórico a professores da educação básica com conceitos relacionados ao pensamento computacional. Diante do exposto, conclui-se que para garantir a permanência dos estudantes carece de ter um olhar global sobre suas necessidades e buscar soluções imediatas para que permaneçam na escola e consigam ter sucesso na aprendizagem.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, Hagar de Lara Tibúrcio de; JUSTO, DANIELA SBIZERA. AÇÕES DO IFSC, CAMPUS GASPAR PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES DO PROEJA.. In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/695346-ACOES-DO-IFSC-CAMPUS-GASPAR-PARA-A-PERMANENCIA-E-EXITO-DE-ESTUDANTES-DO--PROEJA. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes