EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: CONHECENDO SEUS SUJEITOS

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.689738  
Título do Trabalho
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: CONHECENDO SEUS SUJEITOS
Autores
  • Evelize Dorneles Minuzzi
  • Litieli Saldanha Estivalet
  • Caroline Sturza Ziquinatti
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/689738-educacao-de-jovens-e-adultos-integrada-a-educacao-profissional-do-instituto-federal-farroupilha--conhecendo-seus-
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Estudantes.
Resumo
A integração da Educação Profissional à Educação de Jovens e Adultos vem ressignificando essa modalidade de ensino, em virtude da ampliação na procura, da reestruturação curricular e da oferta pela Rede Federal, abrangendo, assim, um público com características diversas que retorna ao processo de escolarização em idade não regular. O presente estudo tem por finalidade caracterizar o perfil dos estudantes da EJA-EPT do IFFar, ensino fundamental, a partir das dimensões econômicas e sociais. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa acompanhada por um tratamento quantitativo, sendo realizada no período de abril a novembro de 2022 com os estudantes da EJA-EPT pertencentes às escolas dos municípios de Júlio de Castilhos, Santa Maria e Tupanciretã. Para a coleta dos dados, fez-se o uso do questionário semi-estruturado, tendo um retorno de 215 respostas, inferidas a partir da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Conclui-se que o grupo feminino na sua maioria se situa na faixa etária adulta, apresenta renda familiar de até 1 salário mínimo, declara estar solteira, têm até 2 filhos, reside em casa própria, com acesso a rede de internet, porém, sem computador na residência e utiliza rede social como principal meio de informação. Em relação ao grupo masculino, infere-se que a maioria se concentra na faixa etária jovem, possui uma renda familiar de até 1 salário mínimo, declara estar solteiro, não tem filhos, reside em casa própria, com acesso à rede de internet, porém, sem computador na residência e utiliza rede social como principal meio de informação. Portanto, identificou-se um perfil heterogêneo dos estudantes quando se trata da faixa etária, do estado civil e da composição familiar e quanto às semelhanças tem-se a renda familiar, tipo de moradia, acesso à internet, sem computador na residência. Assim, entende-se que as instituições de ensino precisam olhar de forma estratégica para o perfil econômico e social, sobretudo, dos estudantes da EJA-EPT, uma vez que os fatores individuais motivadores de evasão e de retenção/reprovação interferem diretamente no processo de escolarização. E, encaminha-se como possíveis estratégias: auxílio de incentivo a permanência e continuidade de estudos, a ampliação da internet de qualidade, o fornecimento de dispositivos eletrônicos para estudos, além da inserção e articulação da pauta EJA-EPT nos documentos institucionais, do monitoramento e da avaliação dos números e dados relativos ao perfil e da flexibilização dos currículos para que se supere o quadro de exclusão dos estudantes e resgate o direito à educação e cidadania, na busca pelos avanços no atendimento às demandas da classe trabalhadora.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MINUZZI, Evelize Dorneles; ESTIVALET, Litieli Saldanha; ZIQUINATTI, Caroline Sturza. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: CONHECENDO SEUS SUJEITOS.. In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/689738-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-INTEGRADA-A-EDUCACAO-PROFISSIONAL-DO-INSTITUTO-FEDERAL-FARROUPILHA--CONHECENDO-SEUS-. Acesso em: 02/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes