PROJETO EJA INTEGRADA – EPT COMO ESTRATÉGIA DE REINSERÇÃO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.681320  
Título do Trabalho
PROJETO EJA INTEGRADA – EPT COMO ESTRATÉGIA DE REINSERÇÃO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS
Autores
  • Vania do Carmo Nobile
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/681320-projeto-eja-integrada--ept-como-estrategia-de-reinsercao-educacional-de-jovens-e-adultos
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
Programa EJA Integrada – EPT, financiamento, estratégia de reinserção educacional
Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar o Projeto EJA integrada - EPT, no âmbito do desenvolvimento de 41 projetos em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) desde 2019, sendo desenvolvidos em 28 Institutos Federais e 06 Escolas Técnicas Federais vinculadas à Universidades Federais. Entre os anos de 2019 e 2021, fundamentado no Circular nº 40 GAB/SETEC/MEC, de 08 de abril de 2009, que financiou ações para o PROEJAFIC como: formação continuada de profissionais; implantação dos cursos PROEJA FIC; produção de material pedagógico e monitoramento, estudo e pesquisa. (BRASIL, 2009, s. p.), a Secretaria de Educação Básica(SEB) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) elaboraram o “Projeto básico para a transferência eletrônica disponível – TED para desenvolvimento de ações para implementação da política de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional – 2019” e selecionaram, inicialmente, doze Institutos Federais, a partir de critérios de escolha, como relevância quantitativa, eficiência acadêmica e menor taxa de evasão (BRASIL, 2019) para desenvolver cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em articulação com secretarias estaduais e municipais de educação. O Projeto EJA integrada - EPT previu ainda o desenvolvimento, além das quatro ações de financiamento do PROEJAFIC, de: mobilização dos municípios para realização de parcerias que viabilizem implantação de cursos; pesquisa e a inovação e encontro regional e nacional, a partir de seminários, trocas de experiências etc. (BRASIL, 2019, s. p.). Nos anos seguintes, entre 2020 e 2021, mais quatro Institutos Federais se incorporaram ao Projeto. Em 2022 foi lançado o Edital nº 17/ 2022/SEB/MEC, de 15 de fevereiro de 2022, financiando entre os anos de 2022 e 2023 projetos de 6 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e 19 Institutos Federais. Desta forma, o Projeto em tese vem desenvolvendo ações de formação profissional e elevação da escolaridade, na modalidade EJA de 33,825 educandos e formação continuada de 10.245 profissionais da educação. De acordo com informações do Simec (BRASIL, 2023), portal operacional e de gestão do MEC, foram investidos cerca de 114 milhões de reais entre no período de 2019 a 2023. Em termos metodológicos, trata-se de um relato de experiência de natureza documental, fundamentada em documentos legais que amparam a criação dos referidos projetos. Portanto, conclui-se a partir do relato apresentado que o desenvolvimento das ações financiadas pelo Ministério da Educação apresentam-se como uma estratégia de acesso para a reinserção educacional de jovens e adultos, público da modalidade EJA, às instituições educacionais tanto de EJA quanto de EPT, de modo que a partir dessa entrada eles possam ter acesso à outros cursos e construir seu itinerário formativo.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

NOBILE, Vania do Carmo. PROJETO EJA INTEGRADA – EPT COMO ESTRATÉGIA DE REINSERÇÃO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS.. In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/681320-PROJETO-EJA-INTEGRADA--EPT-COMO-ESTRATEGIA-DE-REINSERCAO-EDUCACIONAL-DE-JOVENS-E-ADULTOS. Acesso em: 20/06/2025

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