GÊNERO E LICENCIATURA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Publicado em 17/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-541-1

Título do Trabalho
GÊNERO E LICENCIATURA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO
Autores
  • Caroline Champowski Corrêa
  • Alexandre Vanzuita
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 01: Formação inicial e continuada de professores
Data de Publicação
17/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vffp/556374-genero-e-licenciatura--um-estado-do-conhecimento
ISBN
978-85-5722-541-1
Palavras-Chave
Formação inicial, Mulheres, Relações de Gênero
Resumo
As relações de gênero refletem desigualdades estruturais da sociedade capitalista, que no Brasil se constitui a partir de um modelo patriarcal e colonizador. Dessa construção, resultam uma série de opressões sofridas pelas mulheres em diferentes esferas, entre elas na escolarização e na formação superior. Hoje, diferente de outros períodos históricos, as mulheres representam a maioria das pessoas matriculadas em cursos superiores. No entanto, não se trata apenas de desigualdades referentes ao acesso de mulheres ao ensino superior, e sim das condições de permanência e aproveitamento do processo formativo, considerando as desigualdades de gênero e a realidade enfrentada pelas estudantes. Nas licenciaturas, especialmente, observa-se um número superior de mulheres na maioria dos cursos. O fenômeno da feminização desses cursos se dá principalmente por considerarem a docência como um trabalho de cuidado com as crianças, refletindo assim estereótipos ligados às relações de gênero socialmente construídas. Este estudo faz parte das investigações de uma pesquisa sobre os processos formativos de mulheres nos cursos de licenciatura do IFC, conduzida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-IFC). Ressalta-se que a pesquisa é financiada pelo programa de bolsas UNIEDU da Chamada Pública 261/SED/2022. O trabalho possui abordagem qualitativa e tem como objetivo realizar um estado do conhecimento das pesquisas acadêmicas sobre as relações de gênero nos cursos de licenciatura. Para tanto, o procedimento metodológico adotado teve embasamento na obra “Estado do Conhecimento” das autoras Marília Morosini, Pricila Kohls-Santos e Zoraia Bittencourt (2021), que destaca a importância do estado do conhecimento para a compreensão do campo científico de um determinado tema em espaços e períodos específicos. Para atingir o objetivo proposto, foram definidos os descritores “gênero” AND “licenciatura”, que foram aplicados no campo de pesquisa das plataformas do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca de Teses de Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Foram definidos como critérios para filtragem de resultados os trabalhos publicados nos últimos dez anos (2012 a 2022) e com área específica na Educação. Numa consulta realizada em agosto de 2022 foram encontrados, a partir dos critérios definidos, 38 trabalhos na plataforma da CAPES e 20 na plataforma do IBICT. Desses resultados, observou-se que a maior parte dos trabalhos se concentra em compreender como as relações de gênero estão sendo desenvolvidas nas propostas curriculares de diferentes cursos de licenciatura pelo país. Ao mesmo tempo, foi possível perceber uma falta de trabalhos que se debruçam sobre os impactos das relações de gênero no processo formativo de mulheres nos cursos. Neste sentido, a investigação reforça a necessidade de um aprofundamento nos estudos sobre a realidade das mulheres nos cursos de licenciatura, buscando diminuir os impactos das desigualdades de gênero ao longo de sua formação.
Título do Evento
V Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Camboriú
Título dos Anais do Evento
Anais do V Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORRÊA, Caroline Champowski; VANZUITA, Alexandre. GÊNERO E LICENCIATURA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO.. In: Anais do V Fórum de Formação de Professores. Anais...Camboriú(SC) Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vffp/556374-GENERO-E-LICENCIATURA--UM-ESTADO-DO-CONHECIMENTO. Acesso em: 02/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes