DEMONSTRAÇÃO DA DISTORÇÃO ESPAÇO-TEMPO NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA DO PIBID-IFC

Publicado em 17/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-541-1

Título do Trabalho
DEMONSTRAÇÃO DA DISTORÇÃO ESPAÇO-TEMPO NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA DO PIBID-IFC
Autores
  • Suzana Belegante
  • Wesley de Paulo
  • Angelisa Benetti Clebsch
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 06: Pibid, Residência Pedagógica e Programa Institucional de Formação de Professores do IFC.
Data de Publicação
17/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vffp/555892-demonstracao-da-distorcao-espaco-tempo-no-contexto-do-ensino-de-fisica-do-pibid-ifc
ISBN
978-85-5722-541-1
Palavras-Chave
PIBID, Física, Gravitação, Ensino Médio.
Resumo
Relata-se uma atividade da etapa “Desenvolvimento de atividades formativas e didático-pedagógicas nas Escolas”, realizada por dois bolsistas do núcleo de Física do Pibid Interdisciplinar Física e Matemática desenvolvido no período de outubro de 2020 até março de 2022. A Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz, escola campo do PIBID, se localiza na Ladeira Porto Velho, nº 191 no Bairro Boa Vista em Rio do Sul. Atende cerca de 460 alunos, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, sendo o 1º ano do Ensino Médio pertencente ao Novo Ensino Médio. O horário de funcionamento da escola é das 6:30h às 22h de segunda-feira à sexta-feira. A metodologia envolveu o diálogo com o professor supervisor da escola, em reuniões semanais, nas quais definiu-se que seria aplicada pelo grupo uma ação didática de Mecânica com o 1º ano matutino do Ensino Médio. Em seguida realizou-se o planejamento e realização da ação didática que envolveu uma aula para explicações teóricas e uma para experimentos demonstrativos. Elaboramos um roteiro para a aula teórica que incluiu a gravidade e a distorção do espaço-tempo, comentando também sobre. Foi feita uma linha do tempo comparativa, iniciando-se por Isaac Newton e suas Leis, Gravitação Universal, aceleração da gravidade nos outros planetas e sua definição mecânica, movimento das marés, teoria do nascimento do Universo com engajamento dentro da relatividade geral de Albert Einstein. A parte prática envolveu uma demonstração sobre a deformação do espaço-tempo para explicar a gravitação proposta por Einstein, utilizando um equipamento disponível no Laboratório de Ensino de Física do IFC (uma moldura dupla com tecido de lycra e esferas de diferentes massas). O PIBID incentivou na nossa formação docente para a Educação Básica, levando a nós iniciantes à docência uma melhor predisposição, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica, nos proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, além de ter guiado a experiência tanto prática quanto metodológica. O principal desafio foi pelo cenário pandêmico que nos impediu de visitar a escola com mais frequência e observar o andamento das aulas. Entretanto, possibilitou novas formas de situar o ensino como por exemplo de forma remota, que já era uma realidade em todo território nacional. Todavia, os diferentes métodos de exposição e diálogos com os alunos e professor, nos possibilitou a expansão de recursos tecnológicos para maior compreensão como, por exemplo, simuladores digitais, software, vídeos e slides.
Título do Evento
V Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Camboriú
Título dos Anais do Evento
Anais do V Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BELEGANTE, Suzana; PAULO, Wesley de; CLEBSCH, Angelisa Benetti. DEMONSTRAÇÃO DA DISTORÇÃO ESPAÇO-TEMPO NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA DO PIBID-IFC.. In: Anais do V Fórum de Formação de Professores. Anais...Camboriú(SC) Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vffp/555892-DEMONSTRACAO-DA-DISTORCAO-ESPACO-TEMPO-NO-CONTEXTO-DO-ENSINO-DE-FISICA-DO-PIBID-IFC. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes