ENSINO DE FRAÇÕES COM JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS

Publicado em 17/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-541-1

Título do Trabalho
ENSINO DE FRAÇÕES COM JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS
Autores
  • Lisiane May
  • Deise Nivia Reisdoefer Pereira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 01: Formação inicial e continuada de professores
Data de Publicação
17/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vffp/555360-ensino-de-fracoes-com-jogos-e-materiais-concretos
ISBN
978-85-5722-541-1
Palavras-Chave
Oficina, Educação Matemática, Frações, Aprendizagem.
Resumo
Este relato apresenta uma experiência de Oficina com material concreto e jogos, atividade do curso de Matemática Licenciatura, na disciplina Laboratório de Prática do Ensino de Matemática no Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia. A oficina se constitui como parte das atividades da disciplina e foi desenvolvida no segundo semestre de 2021 em uma escola estadual do norte do Rio Grande do Sul. Os sujeitos foram 13 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, que participaram em período regular da aula, durante 4 horas. O objetivo da oficina era compreender o aprendizado dos alunos nas operações com frações com uso de materiais concretos e jogos. Essa perspectiva metodológica é compreendida como um meio para despertar o interesse pelo conteúdo e a criatividade para o desenvolvimento da atividade, buscando superar desafios e encontrar respostas capazes de solucionar os problemas agregados. A oficina foi iniciada com uma contextualização histórica sobre as frações, como surgiram, porque surgiram e como são utilizadas no dia-a-dia. Em seguida foi confeccionado o Baralho das Frações, colando e identificando a fração de cada figura do baralho. A segunda atividade desenvolvida foi a demonstrações de divisão e multiplicação de frações em folhas de oficio e papel vegetal, com a sobreposição dos materiais. Em seguida foi trabalhado o Jogo do Dado que continha as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de frações. Nesta atividade a turma foi dividida em grupos, onde um aluno do grupo por vez jogava o dado e retirava para resolver uma fichinha correspondente ao número obtido com o dado. E para finalizar foi realizado o jogo do Detetive Matemático em que os grupos recebiam uma ficha inicial que continha um problema geral e um mais específico que deveria ser resolvido para encontrar outra ficha disposta no pátio da escola até solucionar o problema geral, depois de resolvidas 5 sequências de problemas. Como resultados, pode-se observar que a forma de trabalhar as frações com jogos e materiais concretos chamou a atenção dos alunos, se constituindo como uma estratégia motivadora para o desenvolvimento do exercício. Por meio da construção do baralho, os alunos conseguiram entender melhor a representação e a nominação de uma fração e identificaram as frações equivalentes. A demonstração da divisão e multiplicação com o material de sobreposição deixou os alunos admirados. Na mesma direção, o Jogo do Dado proporcionou aos alunos a revisão e aprofundamento das operações com frações de maneira divertida. Com o Detetive Matemático os alunos trabalharam a resolução de problemas envolvendo as frações de forma dinâmica e divertida em busca de solucionar o problema principal. Portanto, considera-se o momento das atividades descritas como muito proveitoso e significativo do ponto de vista do ensino e da aprendizagem, pois foi além da abordagem do conteúdo principal. Também, foi possível perceber o gosto desperto nos alunos em manusear o material, em jogar, em construir o seu baralho, suas demonstrações, conferindo maior protagonismo e abrindo espaço para o questionamento sobre dúvidas, além da diversão inerente ao fator competitivo estabelecido entre os colegas.
Título do Evento
V Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Camboriú
Título dos Anais do Evento
Anais do V Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAY, Lisiane; PEREIRA, Deise Nivia Reisdoefer. ENSINO DE FRAÇÕES COM JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS.. In: Anais do V Fórum de Formação de Professores. Anais...Camboriú(SC) Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vffp/555360-ENSINO-DE-FRACOES-COM-JOGOS-E-MATERIAIS-CONCRETOS. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes