ATIVIDADES IMPRESSAS E ALFABETIZAÇÃO TARDIA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM

Publicado em 13/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1603-2

Título do Trabalho
ATIVIDADES IMPRESSAS E ALFABETIZAÇÃO TARDIA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM
Autores
  • willen barbosa de sousa
Modalidade
Relatos de práticas e de materiais didáticos de profissionais da educação
Área temática
CIÊNCIAS HUMANAS (CH)
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vfecitba2022/539119-atividades-impressas-e-alfabetizacao-tardia-de-pessoa-com-deficiencia-em-uma-escola-publica-de-santarem
ISBN
978-65-272-1603-2
Palavras-Chave
material didático; deficiência Intelectual; atividades impressas.
Resumo
Este trabalho se baseia em uma experiência de monitoria no estágio em uma escola pública localizada no município de Santarém/PA. A instituição tem alunos no ensino fundamental I e ensino fundamental II – anos finais, 6º ao 9° ano. O estágio teve como objetivo auxiliar os estudantes Pessoas com Deficiência (PCD) no turno vespertino em sala de aula. Foram 5 alunos acompanhados: três com síndrome de Down, um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e por fim um com Deficiência Intelectual (DI). Este texto se apoia nas atividades desenvolvidas em sala de aula, e tem como foco o aluno com DI. As atividades aplicadas para o estudante com DI foram: caligrafia e letras do alfabeto, todas impressas na secretaria do colégio, em folhas de papel A4. As atividades foram propostas com o objetivo de fazer uma alfabetização tardia, e assim ensiná-lo a escrever por conta própria, uma vez que o aluno só consegue transcrever do quadro branco, sem parecer entender o que copia. Algumas orientações foram dadas pela professora responsável pela sala de AEE - sala de recursos especiais. A sugestão foi de como se atentar ao cabeçalho da atividade na folha, o nome e a turma, também anexar algumas ilustrações para deixar as atividades mais lúdicas e chamativas. Apesar de ser básico o material, notou-se que o aluno já conhecia algumas letras, especialmente as vogais, e também algumas consoantes, gerando assim mais facilidades. Porém grande parte das consoantes eram desconhecidas pelo estudante. Inicialmente as atividades não eram respondidas e feitas por ele, sendo que o responsável provavelmente respondia a lição. Neste processo foi estabelecido um vínculo de comunicação com o aluno, para tentar entender quais eram os pontos que explicavam a deficiência em leitura. Após algumas semanas, foi possível delimitar os pontos de maior dificuldade, como a troca frequente das letras L por N, e J por L. Basicamente os pontos positivos do material utilizado foram: a caligrafia, que através da repetição e confecção das palavras, notou-se uma melhora na caligrafia do aluno. O segundo ponto foi que durante as conversas com o aluno, foram descobertos alguns problemas no seu núcleo familiar, que possivelmente estavam afetando o seu desempenho educacional. Posteriormente foram repassadas essas informações para a pedagoga escolar, fazendo assim uma ponte entre o aluno e a profissional. Um ponto negativo identificado foi que as atividades impressas de caligrafia e a alfabetização através das letras do alfabeto, eram mais um exercício que dependia muito da vontade do aluno, pois algumas vezes ele não resolvia por falta de estímulo, resultando em alguns dias sem resultado. Na monitoria foi percebido que os alunos do 6º ano estão vindo da formação base com poucas habilidades de interpretação e escrita de textos, gerando entraves aos professores dos outros anos.
Título do Evento
V FECITBA (FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DA MESORREGIÃO DO BAIXO AMAZONAS-PA)
Cidade do Evento
Santarém
Título dos Anais do Evento
Anais da feira de ciências e tecnologias educacionais da mesorregião do Baixo Amazonas-Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, willen barbosa de. ATIVIDADES IMPRESSAS E ALFABETIZAÇÃO TARDIA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM.. In: Anais da feira de ciências e tecnologias educacionais da mesorregião do Baixo Amazonas-Pará. Anais...Santarém(PA) UFOPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vfecitba2022/539119-ATIVIDADES-IMPRESSAS-E-ALFABETIZACAO-TARDIA-DE-PESSOA-COM-DEFICIENCIA-EM-UMA-ESCOLA-PUBLICA-DE-SANTAREM. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes