O USO DO SISTEMA BRAILLE COMO RECURSO DE INCLUSÃO E DIDÁTICO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTARÉM

Publicado em 13/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1603-2

Título do Trabalho
O USO DO SISTEMA BRAILLE COMO RECURSO DE INCLUSÃO E DIDÁTICO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTARÉM
Autores
  • Antonio Felipe Da Silva Nogueira
  • Adaías Oliveira de Araújo
  • Izaque da Silva Lemos
Modalidade
Relatos de práticas e de materiais didáticos de profissionais da educação
Área temática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (CE)
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vfecitba2022/538443-o-uso-do-sistema-braille-como-recurso-de-inclusao--e-didatico-em-uma-escola-municipal-de-santarem
ISBN
978-65-272-1603-2
Palavras-Chave
ensino para a inclusão de PcD, expressões algébricas, sistema Braille.
Resumo
O aprendizado do Sistema Braille não deve ser visto como uma necessidade só para aqueles que têm deficiência visual, mas deve ser visto como aprendizado essencial para que todos possam contribuir com aqueles que necessitam de ajuda dos demais em algum momento da vida, no caso dessa atividade os deficientes visuais. Por isso, a atividade de ensino aqui relatada, desenvolvida no contexto de estágio, tem o objetivo de trabalhar expressões algébricas expandidas e fatoradas em Braille, além de sensibilizar os alunos para a inclusão das pessoas com deficiência visual em aulas de matemática por meio do Braille. Além disso, tratou-se de uma atividade de campo aplicada por três licenciados do curso de matemática e física da Universidade Federal do Oeste do Pará, sendo um deles com deficiência visual, e destinada à disciplina de matemática, que ocorreu no dia 24/06/2022 em uma escola municipal de Santarém, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Vale ressaltar que a atividade se embasou na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no código unificado do Braille para a matemática. A atividade foi dividida em três momentos, o primeiro destes consistiu na separação da turma em grupos e distribuição de um material didático de madeira inspirado na cela Braille, neste momento foi ainda apresentada a história do Braille, com uso do material didático. Com o mesmo material didático foram apresentados os numerais em Braille e algumas operações e símbolos da matemática. No segundo momento, apresentou-se alguns exemplos de expressões algébricas expandidas em Braille e suas formas fatoradas também em Braille. Por fim, teve-se o terceiro momento, no qual foi pedido para que os alunos usassem o que aprenderam no 1º e 2º momento para representarem no material didático algumas expressões algébricas expandidas selecionadas pelos estagiários e que mostrassem a representação fatorada dessas expressões algébricas no mesmo material. Para isso, fez-se uso de recursos didáticos como um quadro, pincel, cela Braille e slides. A fim de que houvesse a avaliação desse processo, utilizou-se da verificação da interação dos grupos durante as explicações e se eles conseguiam representar as expressões algébricas expandidas pedidas e as suas formas fatoradas. Outrossim, percebeu-se que inicialmente os alunos tiveram muitas dúvidas em como fazer a dinâmica, principalmente na questão de fatorar e nos jogos de sinais, no entanto, essa dificuldade estava relacionada especificamente à matemática e não ao sistema Braille. Após o auxílio dos estagiários, todas as equipes conseguiram representar no material didático expressões algébricas expandidas e mostraram a representação fatorada dessas expressões algébricas no material didático fornecido pelos estagiários. Foi de fundamental importância essa atividade, porque foi o primeiro contato que esses alunos tiveram com o Braille, uma escrita totalmente nova para eles. Conclui-se que, foi possível compreender que o uso do Sistema Braille como requisito para favorecer o processo de ensino aprendizagem de matemática é de suma importância para que os alunos sem deficiência possam ir além do aprendizado que adquirem nas aulas regulares e que possam fazer parte das práticas de inclusão.
Título do Evento
V FECITBA (FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DA MESORREGIÃO DO BAIXO AMAZONAS-PA)
Cidade do Evento
Santarém
Título dos Anais do Evento
Anais da feira de ciências e tecnologias educacionais da mesorregião do Baixo Amazonas-Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NOGUEIRA, Antonio Felipe Da Silva; ARAÚJO, Adaías Oliveira de; LEMOS, Izaque da Silva. O USO DO SISTEMA BRAILLE COMO RECURSO DE INCLUSÃO E DIDÁTICO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTARÉM.. In: Anais da feira de ciências e tecnologias educacionais da mesorregião do Baixo Amazonas-Pará. Anais...Santarém(PA) UFOPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vfecitba2022/538443-O-USO-DO-SISTEMA-BRAILLE-COMO-RECURSO-DE-INCLUSAO--E-DIDATICO-EM-UMA-ESCOLA-MUNICIPAL-DE-SANTAREM. Acesso em: 02/08/2025

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