ALIMENTAÇÃO E CULTURA DIGITAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Publicado em 22/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-682-1

Título do Trabalho
ALIMENTAÇÃO E CULTURA DIGITAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores
  • Andressa Maria Silveira de Alcântara
  • Juliana Dias
Modalidade
Resumo expandido - Relato de Pesquisa
Área temática
Comida e cultura: os múltiplos olhares sobre a alimentação
Data de Publicação
22/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/venpssan2022/493758-alimentacao-e-cultura-digital--uma-revisao-sistematica
ISBN
978-85-5722-682-1
Palavras-Chave
alimentação, comensalidade, cultura digital
Resumo
Introdução O ato de se alimentar é muito mais que meramente nutritivo e biológico, envolvendo processos socioculturais. Já o sentar-se à mesa é um ritual de partilha, relacionado às práticas de determinada sociedade (SIMMEL, 2004; JACOB, 2013; PELLERANO, 2018). Pode-se afirmar que a comensalidade está conectada à comunicação, pois alimentar-se trata-se de um meio não verbal pelo qual se compartilham significados com outras pessoas (GREENE; CRAMER, 2011). Como visto em Alcântara (2021, p.12), as mídias digitais são fundamentais para se aprofundar sobre as práticas alimentares e suas problemáticas. O caso da TV transmídia é um exemplo em que a audiência utiliza as mídias sociais como ferramenta para interagir diretamente com determinado programa, ressignificando-o, por meio de trocas simbólicas. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo conectadas às mídias sociais, com uma média diária de três horas e 31 minutos (Global Digital Overview, 2020). Partindo do pressuposto de que a alimentação se trata de um processo comunicativo e que a qualidade dessa alimentação tem se reduzido de maneira preocupante, deseja-se pensar a relação da alimentação na cultura digital. O objetivo deste resumo é identificar de que forma os estudos existentes abordam a temática da alimentação na cultura digital. Nesta perspectiva, definiu-se a questão norteadora do trabalho: em que medida a cultura digital influencia a percepção sobre as concepções de alimentação saudável da população brasileira? Metodologia Este resumo foi construído a partir de uma revisão sistemática, por entender que ela fornece rigor científico em uma revisão de literatura minuciosa (CONTANDRIOPOULOS et al., 2010 apud RAMOS; FARIA; FARIA; 2014, p. 19). Para analisar a produção acadêmica referente à alimentação na cultura digital, utilizou-se, primeiramente, de um recorte temporal do período de 2012 a 2021, referente aos últimos 10 anos. Tal recorte temporal se justifica por considerar que esse período é essencial para se compreender os aspectos relacionados à cultura digital. Foram escolhidas três palavras-chave: alimentação, comensalidade e cultura digital. Tais palavras foram utilizadas para averiguar artigos publicados em periódicos de língua portuguesa, inglesa e espanhola, nas bases de dados Redalyc, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. No Google Acadêmico, não foi possível selecionar as três línguas escolhidas, porque a plataforma não oferece esta opção. Vale ressaltar ainda que as palavras-chave foram aplicadas em busca avançada, podendo ser encontradas no decorrer de todo o texto e não somente no título. A escolha dos artigos que fizeram parte da revisão sistemática foi realizada no mês de fevereiro de 2022. Escolheu-se focar no Portal da CAPES. Como critérios de inclusão foram considerados artigos que continham as palavras-chave “alimentação” e “cultura digital” e “comensalidade” e “cultura digital”. Já os critérios de exclusão foram: a) os trabalhos que, apesar de terem as palavras-chave “alimentação” e “cultura digital”, “comensalidade” e “cultura digital”, não se adequaram às temáticas escolhidas; b) os trabalhos que apareciam repetidos; c) periódicos que não tinham acesso aberto; d) resenha. O método escolhido para a avaliação dos dados foi qualitativo, e o referencial de análise dos artigos selecionados foram os descritores gerais e específicos. Após a busca na base de dados, foram obtidas 924 publicações com os termos “alimentação” e “cultura digital”, sendo selecionados 14 artigos. Já com os termos “comensalidade” e “cultura digital”, havia 39 publicações, das quais dois artigos foram escolhidos, pois os outros eram repetidos ou não tinham nenhuma relação com a temática. Posteriormente a uma leitura dos títulos, resumos e, em alguns casos, os artigos em sua totalidade, chegou-se à conclusão de que apenas 11 trabalhos falavam realmente sobre a questão da alimentação na cultura digital. Dessa maneira, excluíram-se as demais publicações da análise. Com base nos critérios aplicados, é importante ressaltar a escassez de artigos sobre a temática abordada. Essa pouca expressividade no número de publicações ocorre justamente por ser um tema relativamente novo. Discussão O trabalho “Mercados municipales y tecnologias digitales: entre el e-comercio y nuevas formas de convivialidade, fala sobre as tecnologias digitais e os mercados municipais”. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, com base na etnografia e na metodologia colaborativa-participativa. Nos principais resultados encontrados, Robles (2014) discorre sobre como a Internet serve para amplificar e dar voz aos pequenos comerciantes locais. De acordo com o autor, os meios digitais servem para empoderar os que estão à frente da cadeia de alimentação, perante grandes corporações. O artigo “A influência das blogueiras fitness no consumo alimentar da população” abordou as questões do consumo alimentar sob a perspectiva das blogueiras fitness. Como metodologia, o trabalho faz um estudo quantitativo, observacional, descritivo e prospectivo, no qual analisa, através de questionário, diversos aspectos, dentre estes se os entrevistados seguem blogueiras fitness e se utilizam das dicas sugeridas por elas. Nos resultados, observou-se que apesar de todos os entrevistados fazerem uso de redes sociais, a maioria da população estudada (73%) não segue blogueiras fitness. Enquanto isso, o texto “Influenciadores digitais na concepção da estética e nos hábitos alimentares de jovens e adultos”, também aborda a questão dos influenciadores digitais, sejam estes blogueiros ou instagramers. A metodologia do trabalho é quantitativa, descritiva e transversal. Nos resultados, pode-se ressaltar a pesquisa de 2011, da Bupa Health Pulse, intitulada “o Brasil ficou em quinto lugar no ranking mundial, ao analisar o meio onde as pessoas mais buscam por orientações sobre saúde: a Internet” (ALCÂNTARA et al., 2020, p. 1394). Quando questionados sobre verificar a fonte das informações relacionadas à alimentação saudável que veem no Instagram, apenas 18,4% dos entrevistados dizem verificar frequentemente e somente 10,4% o fazem com muita frequência, o que evidencia a falta de informações confiáveis. O artigo “Peligro en el plato: rumores y leyendas urbanas del tema alimentario en Internet” relaciona cultura popular e Internet. O trabalho em questão utilizou a metodologia da análise do discurso. O periódico também evidencia a questão da falta de informação confiável na atualidade. O trabalho “Construção imagético-discursiva da beleza corporal em mídias sociais: repercussões na percepção sobre o corpo e o comer dos seguidores” aborda a temática das representações corporais. Já a metodologia utilizada é qualitativa, com uma pesquisa de caráter exploratório. Nos resultados é possível destacar a busca pelo corpo perfeito e o papel que as redes sociais têm nessa “nova” forma de se alimentar. Já o artigo “Digital technologies for promotion of healthy eating habits in teenagers” trata-se de uma revisão de literatura sobre as tecnologias digitais para a promoção de hábitos alimentares saudáveis dos adolescentes. A metodologia utilizada é a revisão integrativa de artigos publicados em inglês e espanhol, disponibilizados em quatro bases de dados. Como resultados, Alcântara et al. (2019, p. 541), discutem que os meios digitais auxiliam na promoção da saúde alimentar, capacitando os jovens sobre essa temática. O trabalho “Influências estabelecidas entre os youtubers Ana Maria Brogui e Danielle Noce e seus seguidores” é voltado para a área do marketing. A publicação discorre sobre a interação que ocorre no Youtube, a partir de dois exemplos de canais com conteúdo direcionados para a alimentação, das blogueiras Ana Maria Brogui e Danielle Noce. A metodologia utilizada é descritiva, qualitativa, com netnografia e análise de conteúdo nos dois canais do YouTube. Já nos resultados, Schoffen e Viana (2019) destacam o papel publicitário que as redes sociais passaram a ter. O artigo “La hospitalidad en la escena gastronómica: Sitios de internet de comida compartida”, fala sobre os sites de internet de comida compartilhada e emprega a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental, com foco no Google Acadêmico e recorte temporal de 2010 à 2017. Nos principais resultados encontrados, Gavioli e Bastos (2020, p. 967) falam sobre os sites da web que promovem o cenário alimentar. De acordo com as autoras, a Internet serve como janela para propagar experiências gastronômicas. Já o texto “Ciclos de atenção a dietas da moda e tendências de busca na internet pelo Google trends”, tem como foco a análise de oito tipos de dieta, consideradas da moda. O trabalho usa como metodologia o Google trends. Nos seus resultados, têm-se uma comparação entre as diferentes dietas, mostrando como foram analisadas ao decorrer da pesquisa. Em sua conclusão, observa-se a necessidade de estudos que abordem a questão da alimentação na cultura digital. “Salienta-se a necessidade de estudos que investiguem junto aos consumidores as repercussões desse consumo de informações via Internet nas suas vidas e práticas alimentares cotidianas” (PASSOS et al., 2020, p. 2628). O artigo “Marketing digital: um estudo sob a perspectiva da rede de fast food Burger King Brasil”, analisa o caso da empresa de fast food Burger King, a partir do marketing digital. A metodologia utilizada é qualitativa, a partir de um estudo de caso e o uso da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. Nos resultados foi observado que o restaurante analisado faz uso das redes sociais como estratégia mercadológica. O trabalho “Etnografia Digital da Alimentação Viva: Uma Abordagem Metodológica no Campo Online e Offline”, faz uso da etnografia para analisar a comunidade Terrapia. A metodologia utilizada é a etnografia, com ênfase na etnografia digital. Nos principais resultados encontrados, as autoras comentam sobre como essa cultura digital pode auxiliar outras pessoas a vivenciarem experiências que antes não era possível, por conta da distância física. Aqui, chama-se atenção para o poder que as ferramentas digitais possuem de servir para aproximar pessoas. Enfatiza-se, também, o uso positivo dessa cultura digital, que pode servir para disseminar o conteúdo de uma alimentação mais saudável e consciente. Conclusão Com base na pergunta norteadora do trabalho e depois de lidos os artigos, chegou-se à conclusão de que as redes sociais podem, sim, influenciar a vida das pessoas, no que diz respeito à alimentação. Porém, essa influência parece ser bastante limitada, pois é pequeno o número de pessoas que assume ser diretamente influenciada pelo meio digital. Como observado nas publicações, foi possível perceber que, no quesito alimentação na cultura digital, a maioria das pessoas não tem acesso a informação de qualidade e confiável, pois existe excesso de informação nas redes sociais, tornando-se difícil para a sociedade filtrar o conteúdo acessado. Muitas vezes essa dificuldade acaba por levar a pessoa a reproduzir informações falsas. Contrastando com esse universo de informações excessivas, em que se deve prestar atenção e ter cautela na utilização do meio digital, pôde-se analisar a Internet como um espaço de aproximação, no qual pessoas tiveram a oportunidade de fazer parte de eventos e cursos, através do uso de ferramentas on-line. Por fim, tendo em mente a quantidade inexpressiva de artigos que abordavam a questão da alimentação na cultura digital, é possível afirmar que é necessário o investimento na produção de conteúdo científico sobre a temática, especialmente na área do ensino sobre ciências e saúde na cultura digital, em ambientes formais e não formais de aprendizagem. A análise dos artigos nesta presente revisão sistemática serviram para mostrar a relevância do assunto e a necessidade de um maior aprofundamento. Fonte de financiamento: Trabalho sem financiamento. Conflito de interesses: Não há conflito de interesse a declarar. Referências Bibliográficas ALCANTARA, Andressa. 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Título do Evento
V Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
Título dos Anais do Evento
Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALCÂNTARA, Andressa Maria Silveira de; DIAS, Juliana. ALIMENTAÇÃO E CULTURA DIGITAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.. In: Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Anais...Salvador(BA) UFBA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VEnpssan2022/493758-ALIMENTACAO-E-CULTURA-DIGITAL--UMA-REVISAO-SISTEMATICA. Acesso em: 10/07/2025

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