CONSUMO DE ÓLEO DE SEMENTE DE LINHAÇA INDUZ ALTERAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO E DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA NO PULMÃO DE CAMUNDONGOS OBESOS.

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2236-2495

Título do Trabalho
CONSUMO DE ÓLEO DE SEMENTE DE LINHAÇA INDUZ ALTERAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO E DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA NO PULMÃO DE CAMUNDONGOS OBESOS.
Autores
  • Camila de Oliveira Ramos
  • Susana Castelo Branco Ramos Nakandakari
  • Thaiane da Silva Rios
  • Leandro Pereira De Moura
  • Eduardo Rochete Ropelle
  • Dennys Esper Cintra
Modalidade
Resumo
Área temática
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Nutrição Básica e Experimental
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vconan/378486-consumo-de-oleo-de-semente-de-linhaca-induz-alteracao-do-perfil-lipidico-e-da-resposta-imunologica-no-pulmao-de-c
ISSN
2236-2495
Palavras-Chave
Obesidade, resposta imune, pulmão, ômega-3
Resumo
Introdução: Os efeitos protetores do ?3, no que tange o bloqueio ou controle do processo inflamatório das vias aéreas, já são bem descritos. Porém, os efeitos imunológicos exercidos pelo tratamento com fontes alimentares de ?3 no pulmão, durante o processo obesogênico ainda não são totalmente elucidados. Objetivo: Avaliar os efeitos de fontes alimentares de ácidos graxos ?3 no pulmão de camundongos obesos. Materiais e métodos: Camundongos Swiss machos (n=30) foram separados em 3 grupos: Controle (CT) alimentados com ração comercial (16 semanas); Obeso (OB) alimentados com dieta hiperlipídica (31% de gordura suína) (16 semanas) e Grupo obeso tratado com óleo de linhaça (OB+LIN), que receberam dieta hiperlipídica por 8 semanas e, posteriormente, dieta hiperlipídica substituída em 1/3 da gordura suína por óleo de linhaça (rico em ?3 – C18:3) por 8 semanas. Após eutanásia, o tecido pulmonar foi coletado para análise histológica e Western Blot, o lavado broncoalveolar foi coletado para análises de cromatografia gasosa e citometria de fluxo. Resultados: A análise histológica mostrou aumento da densidade alveolar no grupo OB+LIN quando comparado ao OB. A citometria de fluxo mostrou aumento de leucócitos totais nos animais OB comparados ao CT, e notório aumento no infiltrado de macrófagos, neutrófilos e linfócitos totais nos animais OB+LIN comparados aos OB. A obesidade induziu aumento do conteúdo de IL1ß e o tratamento foi capaz de reduzir, porém, foi observado redução do conteúdo de IL10 no grupo OB comparados ao CT. A cromatografia mostrou redução no conteúdo do ácido palmitoleico (C16:1) e aumento do conteúdo do ácido oleico (C18:1) no grupo OB comparado ao CT. No grupo OB+LIN houve redução do conteúdo do ácido araquidônico (C20:4) e no total de ácido graxo ?6 comparado ao OB. Conclusão: Os dados em conjunto mostram que o tratamento com óleo de semente de linhaça pode contribuir para importantes alterações na estrutura e composição lipídica, além de favorecer infiltração de células imunológicas ao parênquima pulmonar. Outras análises devem ser consideradas para melhor compreensão da resposta imunológica exercida pelo óleo de linhaça no pulmão durante o processo obesogênico.
Título do Evento
V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, Camila de Oliveira et al.. CONSUMO DE ÓLEO DE SEMENTE DE LINHAÇA INDUZ ALTERAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO E DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA NO PULMÃO DE CAMUNDONGOS OBESOS... In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Edição on-line, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vconan/378486-CONSUMO-DE-OLEO-DE-SEMENTE-DE-LINHACA-INDUZ-ALTERACAO-DO-PERFIL-LIPIDICO-E-DA-RESPOSTA-IMUNOLOGICA-NO-PULMAO-DE-C. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes