TENDÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ENTRE 2015 E 2019 COM ENFOQUE NA REGIÃO NORTE: DADOS DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN)

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2236-2495

Título do Trabalho
TENDÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ENTRE 2015 E 2019 COM ENFOQUE NA REGIÃO NORTE: DADOS DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN)
Autores
  • Lidiany do Nascimento Leite
  • IARA RODRIGUES FARIAS
  • André Bento Chaves Santana
  • Amanda Forster Lopes
Modalidade
Resumo
Área temática
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Nutrição Materno-Infantil
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vconan/375945-tendencia-do-estado-nutricional-de-gestantes-entre-2015-e-2019-com-enfoque-na-regiao-norte--dados-do-sistema-naci
ISSN
2236-2495
Palavras-Chave
Gestantes, Estado Nutricional, Vigilância Nutricional, Transição Nutricional.
Resumo
Introdução: A gravidez provoca modificações fisiológicas no organismo materno, que resultam em uma necessidade aumentada de nutrientes. A antropometria é tida como um importante parâmetro de avaliação do estado nutricional de indivíduos, inclusive gestantes, por se tratar de um método de baixo custo e fácil aplicação. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um sistema de coleta, processamento e análise contínuo dos dados de uma população de forma a possibilitar o diagnóstico da situação nutricional de diferentes regiões do país. Objetivo: Descrever a variação temporal do estado nutricional de gestantes adultas e adolescentes que foram cadastradas no SISVAN no período de 2015 a 2019, no Brasil, na Região Norte, no Estado do Amazonas e no município de Coari, interior do Estado. Métodos: Foi realizado um estudo ecológico, utilizando dados secundários do SISVAN Web. A análise de regressão de Prais-Winsten foi utilizada para estimar a tendência temporal das prevalências para cada classificação do estado nutricional entre gestantes, adultas e adolescentes, nos locais supracitados. Resultados: Entre as gestantes adultas verificou-se tendência significante de queda para baixo peso na região Norte (p= 0,003) e no Brasil (p=0,011), todas as regiões apresentaram tendência de queda para eutrofia. Sobrepeso e obesidade tiveram tendência de aumento nas regiões, com exceção de Coari, que não apresentou resultados significativos para sobrepeso (p = 0,087) e obesidade (p = 0,171). Já entre as gestantes adolescentes o baixo peso teve tendência significativa de queda nas regiões, exceto em Coari, assim como o sobrepeso, em que a tendência foi significativa para aumento, no Estado do Amazonas (<0.001), na região Norte (p= 0.005) e no Brasil (0.018). Conclusão: Percebe-se a ocorrência da transição nutricional, caraterizada pela redução do baixo peso e pelo aumento do excesso de peso, a nível nacional assim como na região Norte e no Estado do Amazonas. No entanto há regiões com realidades específicas, como Coari, em que ainda não se observa tendência de redução do baixo peso. Frente a esse cenário, destaca-se a relevância da atenção nutricional visando a adequação do estado nutricional e, consequentemente, a saúde e qualidade de vida do binômio mãe e filho.
Título do Evento
V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEITE, Lidiany do Nascimento et al.. TENDÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ENTRE 2015 E 2019 COM ENFOQUE NA REGIÃO NORTE: DADOS DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN).. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Edição on-line, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vconan/375945-TENDENCIA-DO-ESTADO-NUTRICIONAL-DE-GESTANTES-ENTRE-2015-E-2019-COM-ENFOQUE-NA-REGIAO-NORTE--DADOS-DO-SISTEMA-NACI. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes