CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL E ESCORE QUÍMICO DE FARINHAS DE MILHETO GERMINADO E CONVENCIONAL (PENNISETUM GLAUCUM (L.) R. BR.)

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2236-2495

Título do Trabalho
CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL E ESCORE QUÍMICO DE FARINHAS DE MILHETO GERMINADO E CONVENCIONAL (PENNISETUM GLAUCUM (L.) R. BR.)
Autores
  • Thauana Lorena Silva Magalhães
  • Hercia Stampini Duarte Martino
  • Bárbara Pereira da Silva
  • Mariana Grancieri
  • Haira Guedes Lúcio
  • Carlos Wanderlei Piler de Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: Caracterização química, físico-química e de compostos funcionais de alimentos
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vconan/375893-caracterizacao-nutricional-e-escore-quimico-de-farinhas-de-milheto-germinado-e-convencional-(pennisetum-glaucum-(
ISSN
2236-2495
Palavras-Chave
Cereal, Germinação, Composição centesimal, Perfil de aminoácidos, Escore químico
Resumo
Introdução: O milheto apresenta-se como um cereal promissor na alimentação por apresentar alto conteúdo de fibra alimentar e proteína, quando comparados a outros cereais. Além disso, esse alimento apresenta maior capacidade de adaptação a condições climáticas adversas. Contudo, ainda é um grão pouco difundido na alimentação humana. A hipótese do estudo é de que a germinação melhora o valor nutricional desse grão, aumentando o conteúdo de nutrientes. Objetivo: Determinar a composição centesimal, o perfil de aminoácidos e escore químico das farinhas integrais de milheto cozido germinado e convencional. Métodos: Para o preparo das farinhas, os grãos foram cozidos à 180°C (40 minutos), nas proporções grão/água de 1:4 (milheto convencional) e 1:5 (milheto germinado). Seguiu-se a secagem dos grãos em estufa de circulação de ar à 50°C por 24h. Após, foram moídos em moinho à 3000 rpm. Realizou-se a análise da composição química centesimal das farinhas de milheto. Os valores calóricos foram calculados. Houve a determinação do perfil de aminoácidos das farinhas de milheto e os resultados foram comparados entre as duas farinhas, bem como às necessidades diárias de aminoácidos essenciais. Resultados: A farinha de milheto germinado (FMG) apresentou 12,82% de proteína, 4,35% de lipídios, 61,59% de carboidratos e 12,49% de fibra alimentar. A farinha de milheto convencional (FMC) apresentou 12,88% de proteína, 4,17% de lipídios, 63,58% de carboidratos e 10,91% de fibra alimentar. O valor calórico correspondeu a 343,4kcal/100g para a FMC e 336,8kcal/100g para a FMG. A FMG diferiu quanto aos teores de cinzas totais (1,84±0,01) e umidade (6,90±0,04), apresentando maiores valores em relação à convencional (1,75±0,05; 6,70±0,10). As farinhas de milheto apresentaram um adequado perfil de aminoácidos essenciais, exceto para lisina, com valores de escore químico de 0,56 (FMC) e 0,53 (FMG). Conclusão: A farinha de milheto germinado obteve valor nutricional agregado devido ao aumento do conteúdo de cinzas. A farinha de milheto, independente do processamento, mostra-se potencial para o mercado alimentício, por apresentar adequado perfil nutricional, com valores expressivos de fibra alimentar, proteína e cinzas totais.
Título do Evento
V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAGALHÃES, Thauana Lorena Silva et al.. CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL E ESCORE QUÍMICO DE FARINHAS DE MILHETO GERMINADO E CONVENCIONAL (PENNISETUM GLAUCUM (L.) R. BR.).. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Edição on-line, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vconan/375893-CARACTERIZACAO-NUTRICIONAL-E-ESCORE-QUIMICO-DE-FARINHAS-DE-MILHETO-GERMINADO-E-CONVENCIONAL-(PENNISETUM-GLAUCUM-(. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes