RESTRIÇÃO ALIMENTAR, ALIMENTAÇÃO DESCONTROLADA E COMER EMOCIONAL PODEM ESTAR RELACIONADOS À QUALIDADE DA DIETA MATERNA DURANTE A GESTAÇÃO?

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2236-2495

Título do Trabalho
RESTRIÇÃO ALIMENTAR, ALIMENTAÇÃO DESCONTROLADA E COMER EMOCIONAL PODEM ESTAR RELACIONADOS À QUALIDADE DA DIETA MATERNA DURANTE A GESTAÇÃO?
Autores
  • Lahis Cristina Morais de Moura
  • Laudicéia Ferreira Fróis
  • Lívia Castro Crivellenti
  • Lílian Gonçalves Teixeira
Modalidade
Resumo
Área temática
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Nutrição Materno-Infantil
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vconan/371091-restricao-alimentar-alimentacao-descontrolada-e-comer-emocional-podem-estar-relacionados-a-qualidade-da-dieta-ma
ISSN
2236-2495
Palavras-Chave
Gestantes. Nutrição Materna. Comportamento Alimentar.
Resumo
Introdução: O período gestacional acarreta inúmeras mudanças na vida da mulher, que torna a gestação um momento singular, onde fatores psicológicos, sociais, emocionais e comportamentais estão envolvidos. É essencial conhecer os hábitos e comportamentos alimentares, a fim de elaborar estratégias baseadas no cuidado holístico da gestação. Objetivo: Avaliar a relação entre parâmetros do comportamento alimentar (restrição e descontrole alimentar e comer emocional) e a qualidade da dieta de gestantes residentes em Lavras–MG. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, derivado do projeto prospectivo “Avaliação do Estado Nutricional, Comportamento e Práticas Alimentares nas fases da Gestação, Amamentação e Introdução Alimentar” desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizado entre julho de 2019 e fevereiro de 2020. Foram incluídas no estudo gestantes com idade igual ou superior a 18 anos, que realizavam pré-natal no município de Lavras-MG. O comportamento alimentar foi analisado pelo Questionário de Alimentação de Três Fatores (TFEQ R-21) versão em português e a qualidade da dieta, pelo Índice de Qualidade da Dieta Adaptado para Gestantes Brasileiras (IQDAG). A participação dessas foi condicionada à assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), aprovado pelo Comitê de Ética da UFLA, sob o parecer 3.362.629. Resultados: A amostra foi composta por 198 gestantes. As médias (DP) idade das mulheres foi de 27 anos (5,98) e dos domínios do comportamento alimentar de restrição cognitiva, descontrole alimentar e alimentação emocional foram 41,36 (±1,61); 38,05 (± 1,63), 26,08 (± 1,99), respectivamente. O valor de pontuação média (DP) do IQDAG foi de 62,32 (13,97). A restrição (r= 0.173) e o descontrole alimentar(r=- 0.159) foram relacionados significativamente (p<0,005) a qualidade da dieta durante a gestação. Conclusão: Mulheres que apresentaram propensão a um alto controle no consumo de alimentos para influenciar o peso ou forma corporal, obtiveram maiores pontuações do IQDAG. Porém, maiores tendências de perder o controle da alimentação na presença de fome ou expostas a estímulos externos, correlacionaram a menores pontuações do índice. Os dados sugerem que determinantes do comportamento alimentar podem influenciar a qualidade da alimentação, portanto estratégias e ações que considerem a abordagem do comportamento alimentar nesse período, são importantes para o binômio mãe-filho.
Título do Evento
V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Lahis Cristina Morais de et al.. RESTRIÇÃO ALIMENTAR, ALIMENTAÇÃO DESCONTROLADA E COMER EMOCIONAL PODEM ESTAR RELACIONADOS À QUALIDADE DA DIETA MATERNA DURANTE A GESTAÇÃO?.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Edição on-line, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vconan/371091-RESTRICAO-ALIMENTAR-ALIMENTACAO-DESCONTROLADA-E-COMER-EMOCIONAL-PODEM-ESTAR-RELACIONADOS-A-QUALIDADE-DA-DIETA-MA. Acesso em: 05/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes