PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM MÍDIA IMPRESSA ENTRE OS ANOS DE 1990 A 1999

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2236-2495

Título do Trabalho
PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM MÍDIA IMPRESSA ENTRE OS ANOS DE 1990 A 1999
Autores
  • Paula Pastorino Da Silva
  • Marina dos Santos
  • Helayne Aparecida Maieves
Modalidade
Resumo
Área temática
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Alimentos e Alimentação Coletiva
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vconan/371068-publicidade-de-alimentos-em-midia-impressa-entre-os-anos-de-1990-a-1999
ISSN
2236-2495
Palavras-Chave
Alimentos para Fins Especiais, Classificação NOVA, Guia Alimentar para a População Brasileira, Propaganda.
Resumo
Através da publicidade é possível atingir o comportamento de um determinado nicho de pessoas, de acordo com seus hábitos, pois o marketing através de meios midiáticos, induz ao consumidor o seu comportamento e ao quanto ele necessita daquele produto. Diversas são as formas de abordagem, através do uso da publicidade em se tratando de alimentos, independente do tipo de mídia utilizada. Assim, tendo em vista o quanto a relação alimentação e nutrição é fortemente influenciada, buscou-se realizar o levantamento das propagandas veiculadas na revista Veja, através de seu acervo, entre os anos de 1990 a 1999. Ao todo foram encontradas 1034 propagandas de alimentos e bebidas, distribuídas em 508 edições, sendo dessas 58% relativo a bebidas alcoólicas, direcionadas especialmente para o público masculino. A publicidade de alimentos e bebidas não alcoólicas no período foi majoritariamente direcionada à alimentos industrializados, os quais geralmente apresentam alto teor de gordura, açúcar e sódio. A propaganda de refrigerantes (67%) apresentou elevada frequência no acervo da revista Veja, classificados como ultraprocessados, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, por possuem alto teor de açúcar e aditivos químicos. Na década de 90 foi possível perceber, que a presença de óleos e gorduras (n=62) teve em parte destaque para a publicidade de margarina (41,9%), seguido pelo óleo vegetal (24,2%), o azeite (17,7%) e a maionese (16,1%). As propagandas de margarina da época, por exemplo, estavam relacionadas a felicidade de uma família reunida, o que engloba diversos valores simbólicos. Foram encontrados dados, voltados a publicidade de alimentos com alegação diet ou light (n=52), principalmente no ano de 1997 (21,2%), destacando os adoçantes, iogurtes e refrigerantes. As propagandas eram voltadas ao público majoritário da revista, ou seja, adultos de alto a médio poder aquisitivo, por alimentos classificados como ultraprocessados e, que faziam alusão ao bem-estar segundo a simbologia ofertada. É perceptível, que os alimentos industrializados começaram a ter uma forte influência a partir dos anos 90 no Brasil.
Título do Evento
V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Paula Pastorino Da; SANTOS, Marina dos; MAIEVES, Helayne Aparecida. PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM MÍDIA IMPRESSA ENTRE OS ANOS DE 1990 A 1999.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Edição on-line, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vconan/371068-PUBLICIDADE-DE-ALIMENTOS-EM-MIDIA-IMPRESSA-ENTRE-OS-ANOS-DE-1990-A-1999. Acesso em: 21/05/2025

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