CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E A EXPOSIÇÃO PROLONGADA AS TELAS ENTRE ADULTOS NO BRASIL, PNS 2019

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2236-2495

Título do Trabalho
CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E A EXPOSIÇÃO PROLONGADA AS TELAS ENTRE ADULTOS NO BRASIL, PNS 2019
Autores
  • Thaís Caldeira
  • Marcela Mello Soares
  • Rayssa Cristina de Oliveira Martins
  • Rafael Moreira Claro
Modalidade
Resumo
Área temática
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Saúde Coletiva
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vconan/370951-consumo-de-alimentos-ultraprocessados-e-a-exposicao-prolongada-as-telas-entre-adultos-no-brasil-pns-2019
ISSN
2236-2495
Palavras-Chave
Alimentos industrializados, Comportamento alimentar, Doenças Crônicas, Inquéritos populacionais
Resumo
Introdução: O tempo despendido em atividades frente a telas (televisão, tablets, celulares, computadores) está diretamente associado ao menor nível de atividade física e maior consumo de alimentos ultraprocessados (AUP), comportamentos de risco que se associam ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Objetivo: Analisar a associação entre o consumo de AUP e a exposição prolongada as telas na população brasileira (= 18 anos) em 2019. Métodos: Utilizaram-se dados coletados pela Pesquisa Nacional de Saúde realizada no ano de 2019 (n=88.531). O indicador de consumo de AUP considerou indivíduos que consumiram cinco ou mais grupos de AUP no dia anterior à entrevista. A exposição prolongada as telas foram consideradas quando os entrevistados referiam assistir =3horas de televisão por dia ou =3horas de exposição as telas de computador, celular ou tablet (exceto televisão) por dia ou =3horas somadas de exposição às telas de televisão ou computador, celular ou tablet por dia. Modelos de regressão de Poisson foram empregados para identificar as associações (razões de prevalência ajustadas (RPA) por sexo, idade e escolaridade) entre o consumo de AUP e os três indicadores de exposição prolongada as telas, para o conjunto completo da população, com nível de significância de 5%. Resultados: O consumo de AUP foi relatado por 15,5% dos entrevistados que referiram exposição prolongada à televisão. Aqueles com exposição prolongada a outras telas, o consumo de AUP foi de 13,7%. Para os adultos com a exposição prolongada de televisão e outras telas, foi de 14,8%. Na análise ajustada, a prevalência do consumo de AUP foi 15,0% maior (RPA:1,15; P<0,001) entre adultos com exposição prolongada à televisão. Para aqueles com exposição prolongada a outras telas, o consumo de AUP não foi significativo (RPA:0,99; P<0,657), já entre adultos com exposição prolongada a televisão e outras telas, o consumo de AUP foi 28,0% maior (RPA:1,28; P<0,001). Conclusão: O consumo de AUP associou-se à exposição prolongada à televisão e a combinação de televisão e outras telas, sugerindo a necessidade de intervenções que incentivem à prática de atividade física e a regulamentação da publicidade AUP, dado que sua exposição massiva, nos meios de comunicação, pode favorecer seu consumo.
Título do Evento
V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CALDEIRA, Thaís et al.. CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E A EXPOSIÇÃO PROLONGADA AS TELAS ENTRE ADULTOS NO BRASIL, PNS 2019.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Edição on-line, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vconan/370951-CONSUMO-DE-ALIMENTOS-ULTRAPROCESSADOS-E-A-EXPOSICAO-PROLONGADA-AS-TELAS-ENTRE-ADULTOS-NO-BRASIL-PNS-2019. Acesso em: 31/05/2025

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