COMO PENSAR E PRATICAR INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA HÍBRIDA?

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
COMO PENSAR E PRATICAR INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA HÍBRIDA?
Autores
  • Marco Antônio da Silva
Modalidade
Oficina Artcurrículo (sob indicação da Coordenação do Evento)
Área temática
Currículo e Cibercultura
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/429591-como-pensar-e-praticar-interatividade-na-sala-de-aula-hibrida
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Cibercultura, Interatividade, sala de aula interativa, ensino híbrido
Resumo
A sala de aula que articula um espaço presencial entre quatro paredes e a internet exige da formação de professores investimentos específicos e urgentes. O minicurso trata de um desses investimentos: a superação da aula baseada na oratória do professor apresentador e explicador do conhecimento, com baixa interlocução/colaboração dos estudantes submetidos aos ditames do material didático transmissivo e massivo, baseado em apresentação de slides, arquivos .pdf, videoaulas e videoconferências. Considerando que a crítica à pedagogia da transmissão já foi amplamente sustentada por importantes referências da teoria e prática pedagógicas no século XX, o minicurso se propõe a mostrar que esse legado pedagógico encontra na cibercultura ou cultura digital a ambiência comunicacional midiática mais favorável à sua expressão. O legado pedagógico (Dewey, Vygotsky, Freinet, Freire, Teixeira...) defende uma sala de aula baseada em princípios como: autonomia, diversidade, interação, dialogia e democracia. Por sua vez, a dinâmica comunicacional da cibercultura é feita de liberação e mobilização da autoria, compartilhamento, conectividade, colaboração e interatividade. O minicurso se propõe a mostrar que na proximidade semântica desses termos encontra-se a confluência histórica que reúne fundamentos pedagógicos e dinâmica comunicacional em favor da docência e da aprendizagem que operam na convergência presencial e online. Dividido em dois momentos, o minicurso trata inicialmente dessa abordagem teórica e no segundo momento cria possibilidades de expressão da sala de aula híbrida a partir de diversas sugestões de interatividade, a serem tomadas como agenciamentos de comunicação capazes de superar a pedagogia da transmissão, em favor da educação autêntica, cidadã situada em nosso tempo sociotécnico. Sugestão de leitura: SILVA, M. Interatividade na educação híbrida https://ieducacao.ceie-br.org/interatividade/
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Marco Antônio da. COMO PENSAR E PRATICAR INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA HÍBRIDA?.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/429591-COMO-PENSAR-E-PRATICAR-INTERATIVIDADE-NA-SALA-DE-AULA-HIBRIDA. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes