LÉSBICA, SAPATÃO E FAMÍLIA LGBT: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES ENTRE AUTOIDENTIFICAÇÕES

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
LÉSBICA, SAPATÃO E FAMÍLIA LGBT: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES ENTRE AUTOIDENTIFICAÇÕES
Autores
  • Thais Priscila de Souza Torres
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Culturas, Saberes e Educações: questões etnicorraciais, de gênero, geracionais e sexuais
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/423983-lesbica-sapatao-e-familia-lgbt--experiencias-escolares-entre-autoidentificacoes
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Discurso, Experiência, Currículo, Lesbianidade
Resumo
O significado da lesbianidade defronta-se, na sua produção, com um complexo de mundos. Circunstancialmente, a questão do “quem” emerge: “Quem sou?”, “quem é o Outro?”, “quem és?” –, o que toca a leitura de si, a percepção do eu lésbica. Trata-se de interrupções autonarrativas que descarta qualquer pensamento sobre um sujeito autônomo e autocontrolado. Dito isso, o currículo escolar revela-se como um espaço-tempo de (re)produção subjetiva. Há tramas – de hierarquização e resistência lésbica – desenrolando-se na escola. Por isso, este trabalho lança o olhar sobre narrativas lésbicas compartidas através de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis jovens entre 18 e 20 anos de idade, que residem na região metropolitana do Recife. Elas se narram a partir daquilo que as interpelaram: as experiências escolares. Antes mesmo de ter conhecimento do conceito sapatão, lésbica, e colocar-se como, as palavras em si são sinalizadas com o intuito de extinguir socialmente sujeitos, fazendo-se dispositivos da sexualidade, ainda que precários. Tais imposições de verdade (re)produzidas na escola acabam por atravessar as subjetividades de jovens lésbicas, constituindo e transformando suas narrações de si e como se autoidentificam. Minhas interlocutoras me apresentaram lésbica, sapatão e família LGBT como categorias de autoidentificação. Tais nomes perpassam as experiências de abjeção – como xingamentos –, assim como são utilizados de maneira amigável entre um grupo social, e, na maioria das vezes, é bandeira de (re)afirmação e resistência lésbica. Durante minha conversa com Rebeca, perguntei-lhe sobre o termo que ela usa para se autoidentificar, e ela me disse: Digo que eu sou lésbica [com ar reflexivo, repensa]. Sapatão! Eu sou sapatão mesmo, porra! Eis uma estratégia de inversão de sentidos. A formação discursiva da categoria sapatão, há muito tempo, tem-se fixado – precariamente – numa (re)produção de significados e práticas hegemônicas, como ocorreu com Bruna: cheguei na escola com uma amiga minha e abracei ela assim por trás, aí uma menina olhou pra mim assim e disse: Eita! Bruninha é sapatão! Aí eu olhei assim e me senti super ofendida. Contudo, pela fissura sempre existente, as práticas hegemônicas possibilitam novas negociações de sentido e novas formações de identidade. Hoje, Bruna se autonomeia sapatão. Desta maneira, falo de uma formação discursiva – sapatão – a que ativamente produz sujeitos. Mas o termo lésbica ganhou mais espaço devido a uma certa resistência contra categorias pré-existentes com sentidos pejorativos, suavizando estigmas e sendo uma estratégia de resistência para lidar com as experiências de abjeção engatilhadas pelo termo sapatão, entre outros. Eu falo, quando alguém me pergunta, que eu sou da família LGBT, diz Bruna. Maria autoidentifica-se família LGBT no intuito de sinalizar uma força ativista que a representa e que, de alguma maneira, também, ela mesmo o faz nos intramuros escolar, referenciando um sentimento: cumplicidade. Isso sinaliza o currículo escolar enquanto espaço de ambivalência, uma coexistência entre a reiteração da norma e contra-hegemonias.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORRES, Thais Priscila de Souza. LÉSBICA, SAPATÃO E FAMÍLIA LGBT: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES ENTRE AUTOIDENTIFICAÇÕES.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/423983-LESBICA-SAPATAO-E-FAMILIA-LGBT--EXPERIENCIAS-ESCOLARES-ENTRE-AUTOIDENTIFICACOES. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

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