ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E TEORIA GERAL DO CURRÍCULO: ENTRE O COMUM E O ESPECÍFICO

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E TEORIA GERAL DO CURRÍCULO: ENTRE O COMUM E O ESPECÍFICO
Autores
  • Francisco Sousa
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421723-orientacoes-curriculares-para-a-educacao-pre-escolar-e-teoria-geral-do-curriculo--entre-o-comum-e-o-especifico
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo, Teoria curricular, Educação de infância
Resumo
Na mais recente edição (2016) das orientações curriculares portuguesas para a educação pré-escolar (OCEPE), assume-se que o currículo é o “conjunto das interações, experiências, atividades, rotinas e acontecimentos planeados e não planeados que ocorrem num ambiente educativo inclusivo, organizado para promover o bem-estar, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças”. É interessante confrontar esta noção de currículo com, por um lado, as múltiplas noções que emergem da teoria curricular em geral e, por outro lado, as noções assumidas por diferentes decisores curriculares noutros contextos. Numa primeira e rápida análise, torna-se imediatamente óbvio, por exemplo, que, ao assumirem um conceito de currículo no qual têm cabimento experiências não planeadas, os responsáveis pelas OCEPE se demarcam da ideia, muito comum, de que o currículo é um plano de ensino organizado em função de objetivos educacionais a cumprir. Desta confrontação entre diferentes noções de currículo a partir da leitura das OCEPE, emergiu a seguinte questão de investigação: em que medida, na apresentação e na fundamentação das OCEPE, são mobilizados conceitos transversais à teoria curricular em geral ou, inversamente, se veicula um discurso baseado em especificidades da educação de infância? Para responder a esta questão, procedeu-se a uma análise do texto das próprias OCEPE e entrevistou-se uma das autoras desse mesmo texto. A análise do texto foi orientada para uma busca de pistas sobre as conceções gerais de currículo assumidas nas OCEPE e sobre o eventual alinhamento das OCEPE com teorias curriculares e/ou teorias da aprendizagem. Complementarmente, a entrevista serviu para a explicitação de algumas opções teóricas que estão implícitas no texto das OCEPE. Dos resultados deste estudo emerge a ideia de que os conceitos estruturantes das OCEPE têm grandes afinidades com os conceitos frequentemente mobilizados no âmbito da teoria curricular em geral, embora a linguagem que, no plano oficial, se refere aos primeiros seja adaptada ao contexto específico da educação de infância. Esta adaptação justifica-se, em grande parte, pela necessidade de compatibilizar a linguagem usada nos documentos curriculares oficiais com as culturas profissionais – neste caso particular, com a cultura profissional dos educadores de infância. Por exemplo, a referência ao conceito de avaliação sumativa é evitada no texto das OCEPE, apesar de as autoras desse documento curricular reconhecerem que a avaliação sumativa tem cabimento na educação de infância, porque, no contexto do exercício da profissão de educador de infância, existe algum risco de esse mesmo conceito ser confundido com o de classificação.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Francisco. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E TEORIA GERAL DO CURRÍCULO: ENTRE O COMUM E O ESPECÍFICO.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421723-ORIENTACOES-CURRICULARES-PARA-A-EDUCACAO-PRE-ESCOLAR-E-TEORIA-GERAL-DO-CURRICULO--ENTRE-O-COMUM-E-O-ESPECIFICO. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

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