QUAL É O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA? REFLEXÕES CURRICULARES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
QUAL É O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA? REFLEXÕES CURRICULARES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Autores
  • Joycimar Lemos Barcellos Zeferino
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421717-qual-e-o-lugar-da-educacao-matematica-na-pedagogia-reflexoes-curriculares-a-partir-de-uma-analise-documental
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
pedagogia, educação matemática, formação de professores, currículo, licenciatura
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os fluxogramas e as ementas de disciplinas que abordam conhecimentos do campo da Educação Matemática nos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades públicas da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e discutir os potenciais impactos de tais disciplinas na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com uma pesquisa documental (GIL, 2010) visando a localização e análise dos fluxogramas e ementas dos cursos disponibilizados nos endereços eletrônicos oficiais das universidades mencionadas. O procedimento analítico dos dados encontrados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Para a análise das ementas foram consideradas algumas das vertentes da base de conhecimentos para o ensino, propostas por Shulman (2014), a saber: conhecimento do conteúdo da disciplina, conhecimento da didática da disciplina e conhecimento do currículo da disciplina. Dentre as quatro grandes fontes para a constituição desta base, enumeradas pelo autor, está a formação nas áreas de conhecimento com as quais o professor atuará, o que justifica a relevância desta análise. As principais considerações acerca dos resultados encontrados são: (i) quanto ao fluxograma dos cursos, nota-se que as disciplinas obrigatórias que abordam conteúdos matemáticos correspondem a menos de 7% do currículo; (ii) há universidades que apresentam uma lista considerável de disciplinas optativas/ eletivas no âmbito da Educação Matemática, contudo, identifica-se que tais disciplinas não são oferecidas regularmente; (iii) quanto à análise das ementas conclui-se que os conteúdos propostos indicam uma exacerbada valorização do conhecimento didático do conteúdo em todas as universidades. Há indícios de conteúdos que abordam o conhecimento curricular em algumas universidades, em menor grau. O conhecimento do conteúdo específico da disciplina fica subalternizado. Nesse contexto surge a reflexão acerca do perfil do curso de licenciatura em Pedagogia, ao qual é atribuída, pela legislação educacional em vigor no país, a função primordial de formação de professores que atuarão nos primeiros anos de escolaridade. Consideram-se relevantes para pautar estas reflexões os apontamentos de Libâneo (2010; 2017) quanto ao lugar que os conteúdos das disciplinas que são ensinadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental ocupam na formação dos professores licenciados em Pedagogia.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ZEFERINO, Joycimar Lemos Barcellos. QUAL É O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA? REFLEXÕES CURRICULARES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421717-QUAL-E-O-LUGAR-DA-EDUCACAO-MATEMATICA-NA-PEDAGOGIA-REFLEXOES-CURRICULARES-A-PARTIR-DE-UMA-ANALISE-DOCUMENTAL. Acesso em: 01/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes