PIBID, RP E PET: AÇÕES PROPOSITIVAS NO CAMPO DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
PIBID, RP E PET: AÇÕES PROPOSITIVAS NO CAMPO DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO
Autores
  • Noemi Pereira de Santana
  • Denise Moura de Jesus Guerra
  • Karina de Oliveira Santos Cordeiro
Modalidade
Simpósio (sob indicação da Coordenação do Evento)
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421688-pibid-rp-e-pet--acoes-propositivas-no-campo-do-curriculo-e-da-formacao
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Programas Institucionais, Currículo, Formação
Resumo
No âmbito das políticas públicas que possibilitam a qualificação dos cursos ofertados pelas Universidades, destacam-se três: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa Residência Pedagógica (PRP) e o Programa de Educação Tutorial (PET). Na Universidade Federal da Bahia, esses programas implicam a articulação entre a Universidade e outras instituições, fomentando a relação entre ensino, pesquisa e extensão. No caso do PIBID e do PRP, a articulação é majoritariamente com as escolas que fazem parte das redes públicas da Educação Básica. Os docentes da Universidade Federal da Bahia em parceria com os docentes das escolas das redes da Educação Básica possibilitam a integração da formação docente e da prática pedagógica, uma vez que, ao se deparar com os problemas em sala de aula, o licenciando, como professor em formação, passa a compreender os desafios como oportunidades para novas descobertas. Nesse sentido, a pesquisa passa a se constituir como atitude na construção da trajetória de formação. O Programa de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica contribuem com o fortalecimento da articulação de ações para a melhoria do Ensino Superior e da Educação Básica, com a melhoria da qualidade da formação inicial e continuada de professores, com a reorganização do currículo das escolas e dos cursos de formação inicial de professores e, por fim, com a valorização do magistério e superação dos desafios históricos que marcam a educação brasileira. No caso do Programa de Educação Tutorial, a colaboração e a gestão participativa e horizontalizada, fomentam a construção da autonomia dos estudantes na integração entre ensino, pesquisa e extensão, construindo bases importantes para a formação de profissionais implicados com a realidade social. Todos os programas possibilitam a proposição de práticas pedagógicas inovadoras na graduação, de maneira autônoma, criativa, dialógica e colaborativa, sobretudo nas licenciaturas, bem como atualização nos currículos dos cursos, possibilitada pela articulação entre teoria e prática, contribuindo também com a política institucional de diversidade, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero. Nesse sentido, os programas são afetados pelas limitações institucionais, ao tempo em que carregam o potencial de agentes transformadores, uma vez que seus integrantes se mostram implicados com a proposta.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Noemi Pereira de; GUERRA, Denise Moura de Jesus; CORDEIRO, Karina de Oliveira Santos. PIBID, RP E PET: AÇÕES PROPOSITIVAS NO CAMPO DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421688-PIBID-RP-E-PET--ACOES-PROPOSITIVAS-NO-CAMPO-DO-CURRICULO-E-DA-FORMACAO. Acesso em: 07/05/2025

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