O CURRÍCULO CONTEMPORÂNEO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
O CURRÍCULO CONTEMPORÂNEO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
Autores
  • Leandro Gomes Dias Bolivar
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421627-o-curriculo-contemporaneo-do-curso-de-licenciatura-em-letrasespanhol-do-instituto-federal-de-sao-paulo
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Educação; Linguística Aplicada; Projeto Pedagógico; Tecnologia.
Resumo
Devido a constantes transformações sociais no mundo contemporâneo, o eixo temático das ferramentas tecnológicas no campo da formação de professores de Letras tem se tornado uma problemática por conta de currículos tradicionais que estão em descompasso com a contemporaneidade. Na tentativa de minimizar os impactos desta era digital relacionados ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua de ampla comunicação (ALMEIDA FILHO, 2015), adotamos como objeto de estudo o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de São Paulo, uma vez que o curso superior, em questão, surge no contexto de uma instituição que, além de estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas articuladas ao mundo do trabalho e aos mais diversos setores da sociedade brasileira, preza pela ampliação e diversificação da educação tecnológica no país. A partir disso, objetivamos investigar não somente se há a presença de disciplinas que tratem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação voltadas ao ensino de línguas, como também verificar de que modo ocorre a promoção desses debates a partir das ementas, dos objetivos e das indicações bibliográficas dessas disciplinas de modo a compreender o direcionamento dado aos recursos digitais nesse contexto. Por meio da análise do Projeto Pedagógico, torna-se possível apurar se o currículo do curso em questão está inclinado a formar professores letrados digitalmente, de modo teórico e prático, para atuar no cenário tecnológico atual. Para orientar nossa investigação, por conta de seu viés interdisciplinar, transgressor, pluricultural, indisciplinar, social, contamos principalmente com os estudos mais recentes da Linguística Aplicada. Nosso referencial conta com as contribuições de autores como Rojo (2006), Silva Júnior (2016) e Pennycook (2006). Sobre as questões relacionadas às teorias de aprendizagem e didáticas atribuídas à educação, temos como aporte teórico as contribuições de Moran Costas (2011), Paraquett e Matos (2018), Santaella (2007) e Santos (2016). De modo geral, adotamos como base o método indutivo, dado que nossos argumentos partem do pressuposto de que o uso de ferramentas tecnológicas integradas à formação do professor de Letras contribui eficientemente para o ensino e a aquisição de línguas. Seguimos o viés da pesquisa exploratória, sob a abordagem qualitativa (MOTTA-ROTH; HENDGE, 2010), dado que contamos com a realização de um levantamento bibliográfico e documental acerca da problematização em questão. Inicialmente, nossos resultados apontam que o Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de São Paulo oferta duas disciplinas contemporâneas, a saber: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Línguas e História da Ciência e Tecnologia. Portanto, inferimos que a instituição está elevando a formação de professores e indicando que os estudos das tecnologias como uma prática social é um caminho para formar professores de espanhol para atuarem nesta idade digital.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOLIVAR, Leandro Gomes Dias. O CURRÍCULO CONTEMPORÂNEO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421627-O-CURRICULO-CONTEMPORANEO-DO-CURSO-DE-LICENCIATURA-EM-LETRASESPANHOL-DO-INSTITUTO-FEDERAL-DE-SAO-PAULO. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes