AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO: TRADUÇÃO OU INTERPRETAÇÃO?

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO: TRADUÇÃO OU INTERPRETAÇÃO?
Autores
  • Adriege Matias Rodrigues
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421478-as-politicas-educacionais-para-academicos-em-formacao--traducao-ou-interpretacao
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Políticas, Implementação, Interpretação, Tradução.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as compreensões acerca das políticas educacionais dos acadêmicos em formação de uma instituição de ensino superior. Para coletar os dados, foi utilizado como instrumento de investigação um questionário semiestruturado. A técnica de análise dos achados da pesquisa foi a de análise do conteúdo. Compreendemos que os discursos sobre esta categoria escoam por meio de redes globais, o que nos faz pensar que estão sendo construídos em diferentes locais, envolvendo associações de novos atores e parâmetros (BALL, 2014, p. 27). Para Ball (2014), as políticas educacionais se caracterizam por seus elementos instáveis e contraditórios, que não são apenas textos, são discursos também que se legitimam. E assim, a tradução e a interpretação são peças fundamentais na política de atuação, ou seja, da prática, sendo esses processos, respectivamente, de atuação literal da política e da articulação desta com a realidade das escolas. Dentro dessa perspectiva é de fundamental relevância que os professores em formação compreendam o que são as políticas e como as mesmas influenciam e modificam o contexto da educação fortemente. Tem-se a compreensão que essas políticas são feitas a partir de uma ideia “utópica” (BALL; MAINARDES, 2011) sobre a escola. Essa ideia de utopia orienta a percepção de que na construção de uma política não se leva em consideração o modelo de escola que se tem hoje, com ausência de estrutura, de materiais que são definidos como mínimos para que a educação aconteça. Bowe, Ball e Gold (1992) asseveram que as políticas educacionais não acontecem de maneira linear e envolvem uma grande arena de disputas de projetos políticos e ideológicos. Assim, a criação de uma política não acontece na neutralidade, ou isoladamente, existem discussões, negociações e disputas até chegarem às conformações. Por isso, no processo de implantação de uma política, é necessário que os atores tenham clareza sobre as intencionalidades, para traduzi-la e interpretá-la a partir das compreensões subjetivas. Isso nos leva a refletir sobre a relevância das discussões sobre a política educacional desde a formação inicial, pois esses acadêmicos serão os futuros atores de políticas, a quem cabe interpretá-las e traduzi-las, para que fiquem cientes de que seu papel como profissional não é só de aceitar a política ou atuar nela, mas também de compreendê-la, contextualizá-la e direcioná-la para seu contexto de trabalho. O que ficou evidenciado foi uma ideia muito “romantizada” das políticas educacionais, se caracterizando como mecanismo de planejamento, sem levar em consideração as relações de poder existentes por trás desse processo. Por isso, a pesquisa pretendeu contribuir com o contínuo debate sobre os comprometimentos da formação inicial de professores, diante das políticas educacionais.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Adriege Matias. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ACADÊMICOS EM FORMAÇÃO: TRADUÇÃO OU INTERPRETAÇÃO?.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421478-AS-POLITICAS-EDUCACIONAIS-PARA-ACADEMICOS-EM-FORMACAO--TRADUCAO-OU-INTERPRETACAO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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