REDIMENSIONAMENTO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE BAIANA À LUZ DA RESOLUÇÃO CNE 02/2015.

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
REDIMENSIONAMENTO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE BAIANA À LUZ DA RESOLUÇÃO CNE 02/2015.
Autores
  • Raquel Aparecida Azevedo Souza
  • Lídia Barreto da Silva
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421049-redimensionamento-curricular-dos-cursos-de-licenciatura-de-uma-universidade-baiana-a-luz-da-resolucao-cne-022015
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
política de formação, currículo, licenciatura
Resumo
Assegurando o desenvolvimento do debate curriculante com base nas Diretrizes Nacionais de Formação de Professores para a Educação Básica publicadas em 2015 pelo Conselho Nacional de Educação/CNE, cujos princípios foram incorporados pelas Resoluções CEE/BA nº 70 e 122/2019 do Conselho Estadual de Educação/CEE, todas elas amplamente discutidas e pactuadas com as entidades representativas e comunidades acadêmicas atuantes na área de formação de professores, 81 cursos de licenciaturas de uma mesma universidade foram redimensionados. Ainda mais por em dezembro de 2019 o mesmo Conselho Nacional de Educação, reformulado após o golpe político-jurídico de 2016 e notoriamente conduzido, a partir de então, com base na hegemonia dos interesses dos setores empresariais da educação brasileira, aprovou novas diretrizes publicadas através da Resolução CNE nº 02/2019, dando um prazo de dois anos para as instituições de formação que não tivessem implementado as diretrizes de 2015 e de três anos para aquelas que o fizeram. A posição da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, apoiada na escuta dos colegiados de cursos e Núcleos Docentes Estruturantes de concluir o processo com base nas diretrizes de 2015, foi endossada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade ao aprovar os Projetos Pedagógicos redimensionados e foi embasada legalmente pelas referidas Resoluções do Conselho Estadual de Educação. Tal posicionamento nos permitiu consolidar os Projetos Pedagógicos de Cursos com base nos pilares próprios que sempre pautaram a atuação de uma universidade pública e popular. Importante destacar, o papel de protagonismo do Fórum de Desenvolvimento Curricular, criado em 2015 pela gestão da PROGRAD durante o Encontro de Formação de Coordenadores de Colegiado. O referido Fórum foi instituído com a missão de conduzir o debate sobre os currículos dos cursos de graduação da UNEB por mediação de docentes articuladores para cada área, organizando os cursos de mesma denominação e cursos únicos por afinidade em Grupos de Trabalho. O acumulado de um processo de construção coletiva possibilitou ressignificar dimensões dos currículos dos cursos de licenciatura, dando potência à identidade docente sem perder de vista as especificidades de saberes de cada área. Foi assegurado um quinto da carga horária total do curso (igual ou superior a 3200h) para a dimensão pedagógica, valorando a prática pedagógica dentro de uma perspectiva de vivências e produção de sentidos sobre os saberes próprios do exercício da docência, tomando a educação para a diferença como inegociável, mas sempre possibilitando aos autores de cada processo o respeito as escolhas pautadas na singularidade de cada um dos muitos territórios de identidade em que a instituição se vincula. Os desafios para a implantação dos princípios defendidos no texto e a contínua formação entre atores e atrizes envolvidos no processo ganham o foco para o atual momento enquanto seguimos resistindo a retrocessos.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Raquel Aparecida Azevedo; SILVA, Lídia Barreto da. REDIMENSIONAMENTO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE BAIANA À LUZ DA RESOLUÇÃO CNE 02/2015... In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/421049-REDIMENSIONAMENTO-CURRICULAR-DOS-CURSOS-DE-LICENCIATURA-DE-UMA-UNIVERSIDADE-BAIANA-A-LUZ-DA-RESOLUCAO-CNE-022015. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes