A INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS IMPACTOS NO CURRÍCULO DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE TIMOR-LESTE

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
A INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS IMPACTOS NO CURRÍCULO DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE TIMOR-LESTE
Autores
  • Graziela Lunardi
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/420413-a-insercao-dos-conteudos-de-mudancas-climaticas-e-seus-impactos-no-curriculo-do-3-ciclo-do-ensino-basico-de-timo
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Adaptações as Mudanças Climáticas, Sustentabilidade, Desenvolvimento Curricular, Ciências Físico-Naturais, Timor-Leste.
Resumo
O conceito de desenvolvimento sustentável é abrangente e complexo. A sua base conceptual, as implicações socioeconómicas e as ligações ambientais e culturais fazem dele um compromisso que exige um comprometimento, inovação e compreensão cultural. A elaboração de um estudo para inserção da temática de sustentabilidade na disciplina de Ciências Físico-Naturais (CFN) do 3º Ciclo de Ensino Básico (CEB), mostra a importância da educação ambiental, para potenciar o entendimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, da inclusão social e de género, a preservação do meio ambiente e a redução da pobreza. A construção de um futuro sustentável é moldada pelos muitos desafios que o Timor-Leste e o seu povo enfrentam. Neste sentido, o projeto integrado apoiado pela União Europeia para “Reforçar a capacidade das Organizações da Sociedade Civil para sensibilizar e promover iniciativas que abordam as alterações climáticas e o seu impacto no desenvolvimento sustentável de Timor-Leste” teve um desdobramento denominado, “A inserção dos conteúdos das Alterações Climáticas e os seus impactos no currículo do 3º CEB de Timor-Leste”, com a responsabilidade de implementação da Plan International Timor-Leste e RAEBIA, entre outros parceiros de desenvolvimento e por parte do Governo o Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD) e a Secretaria de Ambiente representada pela Direção Nacional de Adaptações Climáticas. Portanto, o objetivo principal foi produzir um pacote de materiais didáticos elaborados por consultoria externa que apoiasse a equipa técnica do Gabinete de Avaliação e Desenvolvimento Curricular do MEJD. Utilizou-se a metodologia qualitativa de natureza interpretativa no formato de revisão documental da literatura sobre mudanças climáticas e o risco de desastres naturais a nível nacional e regional do Sudoeste Asiático. Além de identificar e apresentar a inserção da temática de Sustentabilidade no programa curricular atual, com mais de uma década de implementação. Sendo possível descrever novas competências de aprendizagens referentes as mudanças climáticas. À medida que os resultados obtidos dos produtos entregues ao MEJD foram os seguintes: 1. Suplemento do Aluno - Sustentabilidade: APRENDER Ciências Físico-Naturais, 7º Ano. 3º Ciclo de Ensino Básico; 2. Material de Apoio ao Professor; 3. Proposta de um projeto integrador baseado em aprendizagem; e, 4. Categorias e critérios para análises do material didático. Além disso, o âmbito deste material pedagógico aprovado pelo MEJD a nível nacional tem abrangência para 280 escolas do 3º CEB, com um total de beneficiários aproximados de 2,141 professores e 90,112 alunos, sendo 44,265 meninas e 30,487 meninos matriculados. Por fim, o intuito é promover uma consciência coletiva da preservação ambiental e das alterações climáticas no país, com um material educativo em língua portuguesa contextualizado com a atualidade leste-timorense e de acesso fácil por meio digital aos professores e alunos, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, os direitos autorais e as limitações de impressões em larga escala pelo MEJD.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUNARDI, Graziela. A INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS IMPACTOS NO CURRÍCULO DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE TIMOR-LESTE.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/420413-A-INSERCAO-DOS-CONTEUDOS-DE-MUDANCAS-CLIMATICAS-E-SEUS-IMPACTOS-NO-CURRICULO-DO-3-CICLO-DO-ENSINO-BASICO-DE-TIMO. Acesso em: 03/10/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes