CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORAS: "QUE PROFESSORA QUERO SER?"

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORAS: "QUE PROFESSORA QUERO SER?"
Autores
  • Elisete Sabino de Oliveira
  • Luiza di Paula Correia Soares
  • Mariana Motta
  • Yasmin de Barros Oliveira
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/420003-contribuicoes-de-paulo-freire-na-formacao-de-pesquisadoras--que-professora-quero-ser
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Fazer docente, papel do professor, pesquisadora
Resumo
O texto proposto é resultado da integração de quatro relatos vividos virtualmente em projetos no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), durante a pandemia do Coronavírus. Somos participantes do Grupo de Estudos: Currículo, Avaliação e Ações Afirmativas. Este grupo surgiu no segundo semestre de 2018, e continua até hoje num formato virtual. Compreendemos que este tempo e espaço nos trouxe muitos desafios, e dentre eles o fazer da formação docente. Neste espaço buscamos discutir, refletir e vivenciar questões pertinentes à formação docente. Assim surge a questão: “Que professora quero ser?” Compreendemos que nossa formação docente já se iniciou desde o momento que nos sentamos pela primeira vez no banco da escola, ou até muito antes disso. Desse modo, durante nossa trajetória escolar os professores e as professoras deixaram marcas de afetos e desafetos em nossas vidas, e assim de alguma maneira constituímos um saber imaginário do “que é ser professor”. Existem modelos de professores? É possível escolher um modelo de professor e seguir? No imaginário social ser professor e professora é saber dominar e disciplinar os/as alunos/as e ao ensiná-los todos aprendam ao mesmo tempo. Consideramos que o maior desafio em nossa formação é superar a cultura escolar tradicional e homogênea, no qual a diversidade cultural é por vezes desprezada no cotidiano da escola. Desta forma, mergulhamos em Paulo Freire, para compreendermos nosso papel neste fazer docente. O livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, contribui para discutir e refletir “que professora quero ser”? Nossas reflexões foram embasadas a partir dos conceitos: Inacabamento, Saberes, Significação e Identidade Cultural. Neste contexto, compreendemos com Paulo Freire que ser professora vai além de um modo de ser. Exercer a profissão docente exige de nós um outro olhar, um olhar de pesquisadora no qual entenda que a escola é um espaço de cruzamento de culturas, um lugar de diversidade. Entrelaçar esses conhecimentos possibilita o diálogo com o outro, e nesta perspectiva é possível nos aventuramos junto com o outro, neste processo de aprendizagem, uma vez que, aprendemos com o outro e não sobre o outro. Desta forma, as reflexões colaborativas contribuíram para compreendermos que somos sujeitos inacabados, nos aventurando no caminho do conhecimento que é repleto de imprevisibilidades. E que a profissionalização docente deve estar pautada em saberes específicos que humanizem nossas relações.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Elisete Sabino de et al.. CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORAS: "QUE PROFESSORA QUERO SER?".. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/420003-CONTRIBUICOES-DE-PAULO-FREIRE-NA-FORMACAO-DE-PESQUISADORAS--QUE-PROFESSORA-QUERO-SER. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes