DESAFIOS E TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INTEGRADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO ÂMBITO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
DESAFIOS E TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INTEGRADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO ÂMBITO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Autores
  • Eduardo Lucindo Rodrigues da Cunha
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/419912-desafios-e-tensoes-na-construcao-de-curriculos-integrados-na-educacao-profissional-tecnica-de-nivel-medio-no-ambi
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Integração Curricular, Currículo Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada, Políticas Curriculares
Resumo
O presente trabalho apresenta algumas reflexões provenientes do processo de pesquisa realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, da Universidade Federal da Bahia. Tem como cerne temático o currículo da Educação Profissional e Tecnológica, mais especificamente, o currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada ao Ensino Médio de forma integrada, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A complexa articulação entre educação profissional e ensino médio que define sua forma integrada, apresenta especial relevância no contexto atual, em virtude de uma série de documentos normativos recentemente publicados com fins de imprimir modificações no plano do currículo nesse recorte da escolarização formal. Esses documentos normativos, principalmente a Lei 13.415/2017, conhecida como Reforma do Ensino Médio e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica - Resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE/CP - nº 1, de 05 de janeiro de 2021, reacenderam de forma intensa o debate em toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em torno do currículo integrado no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, criando espaço-tempo profícuo para investigações, proposições e intervenções. Nesse contexto, o presente trabalho busca, em um primeiro momento, apresentar um breve panorama das legislações que buscam imprimir modificações no plano curricular no recorte supracitado e as tensões de concepções de educação e currículo que permeiam o debate em torno de tais documentos. Em um segundo momento, o trabalho busca problematizar os impactos das alterações dos textos normativos e das tensões discursivas que lhe permeiam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus Nova Venécia, trazendo algumas reflexões a partir (1) do atual panorama do planejamento curricular do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia; (2) da problematização do planejamento curricular organizado de forma disciplinar no currículo integrado e suas relações com os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, a partir de narrativas de atores envolvidos no processo de formulação das “Diretrizes Institucionais para a Oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada Integrada no Ifes” e na reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso(s) Integrado(s) do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CUNHA, Eduardo Lucindo Rodrigues da. DESAFIOS E TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INTEGRADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO ÂMBITO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/419912-DESAFIOS-E-TENSOES-NA-CONSTRUCAO-DE-CURRICULOS-INTEGRADOS-NA-EDUCACAO-PROFISSIONAL-TECNICA-DE-NIVEL-MEDIO-NO-AMBI. Acesso em: 28/05/2025

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