A BNC-FORMAÇÃO E OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
A BNC-FORMAÇÃO E OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS
Autores
  • CLÁUDIA SANTOS DE JESUS
  • Grasiela Do Bonfim Santos Caldas
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/419719-a-bnc-formacao-e-os-curriculos-dos-cursos-de-formacao-docente-em-letras
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
BNC-Formação, Currículo, Licenciatura em Letras
Resumo
Este estudo tem por foco a BNC-Formação – documento normativo que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores dessa etapa escolar –, e sua relação com currículos das licenciaturas, visto que esta Base deve ser implementada em todas as modalidades dos cursos e programas destinados à formação docente. Essa normativa atende ao § 8º do art. 62 da LDB (Lei 9394/96), a qual estabelece que os currículos dos cursos da formação de professores terão por referência a Base Nacional Comum Curricular e objetiva que haja uma vinculação direta entre os currículos voltados para a formação docente e os cursos de Educação Básica. Isso fica claro quando se observa que a BNC-Formação destina 1600 horas para a aprendizagem dos conteúdos específicos das áreas, componentes, unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC e para o domínio pedagógico desses conteúdos. Por conseguinte, espera-se que as instituições responsáveis pela formação inicial de professores para a Educação Básica adequem seus currículos com vistas a atender ao que foi estabelecido pela normativa, justamente no intuito de contemplar a lógica da educação básica, promovendo o diálogo entre os saberes teóricos e os saberes práticos no exercício da função docente. Diante disso, propomos a discussão sobre a adequação curricular dos cursos de licenciatura em Letras, considerando as determinações da BNC-Formação. Para alcançar esse objetivo, recorremos à pesquisa documental por procedemos à análise do currículo reformulado do curso de graduação em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas – Licenciatura, do Campus II, Alagoinhas, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Esse currículo foi aprovado por meio da Resolução nº 2.136/2021, conforme registrado no projeto de Redimensionamento do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, aprovado em 2021. O documento afirma que, em sua construção, foram levadas em consideração normas e instrumentos legais que tratam da graduação em Letras no Brasil, dentre estes, a BNC-Formação. Sendo assim, nosso objetivo foi verificar se esse currículo fazia observância a essa normativa, em aspectos tais como: a oferta de disciplinas que examinassem a BNCC; bem como a abordagem das competências docentes, gerais e específicas, a abordagem das habilidades e a distribuição de carga horária do curso, segundo orienta a BNCC. O estudo revela que, no ementário dos componentes curriculares obrigatórios e optativos, não foram identificadas disciplinas que visassem à compreensão da BNCC e seu domínio pedagógico; a referência direta à necessidade de compreender a BNCC, foi verificada somente em um dos projetos de pesquisa que tem por foco os conteúdos de língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular. Destarte, apesar da revisão, o currículo do Curso de Licenciatura em Letras da UNEB, Campus II, Alagoinhas, ainda carece de ajustes a fim de atender às orientações propostas da BNC-Formação.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JESUS, CLÁUDIA SANTOS DE; CALDAS, Grasiela Do Bonfim Santos. A BNC-FORMAÇÃO E OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/419719-A-BNC-FORMACAO-E-OS-CURRICULOS-DOS-CURSOS-DE-FORMACAO-DOCENTE-EM-LETRAS. Acesso em: 02/05/2025

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