(DES)IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
(DES)IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Jardilene Gualberto Pereira Fôlha
  • DAMIAO ROCHA
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Culturas, Saberes e Educações: questões etnicorraciais, de gênero, geracionais e sexuais
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/418397-(des)igualdade-racial-na-educacao-basica
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Desigualdade racial; Racismo estrutural; Equidade racial
Resumo
A desigualdade racial é um problema social, visto que o racismo estrutural está nos diversos espaços: na escola da educação básica, na universidade e na vida social, afetando, principalmente, adolescentes e jovens estudantes do ensino fundamental e médio. O estudo é resultado da pesquisa de tese de doutoramento em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia, relacionado ao grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas, da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa em andamento tem como objetivo apresentar os dados estatísticos brasileiros em relação a desigualdade racial na educação básica. Com abordagem qualitativa fundamenta-se numa perspectiva fenomenológica. Os instrumentos metodológicos são: levantamento bibliográfico, documental e dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A desigualdade racial é um fenômeno caracterizado pela diferença nas oportunidades e condições de vida, que ocorre em função da etnia do sujeito, sendo resultado dos processos históricos, políticos e culturais, baseados na crença da existência de categorias raciais, com hierarquia superiores e inferiores. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (2020) demonstram o percentual de matrículas dos/das estudantes de cor preta/parda na educação básica têm alcançado melhores resultados, entretanto, somente o acesso não representa oferta de oportunidades igualitárias. Em relação o tempo de permanência, o percentual de abandono escolar e a taxa de idade e etapa adequada, as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2020) comprovam que a desigualdade racial é severa entre os estudantes brasileiros da cor branca e preta/parda. O tempo médio de permanência na escola para os/as estudantes negros(as) é de 11 anos, para os/as estudantes brancos/as é de 12,3 anos. A taxa de abandono escolar nas etapas da educação básica é de 27,3% para estudantes da cor branca e 71,7% da cor preta ou parda. Sobre o percentual de idade e etapa adequada para a faixa etária de 11 a 14 anos apresentam 90,4% para estudantes da cor branca e 85,8% para a cor preta ou parda. Em relação os/as estudantes da faixa etária de 15 a 17 anos, a desigualdade racial se aprofunda, tendo uma diferença de 12,9 pontos percentuais. Observamos que o racismo estrutural se materializa no ambiente escolar e afetam negativamente a vida dos/das estudantes pretos/pardos da educação básica do Brasil. A desigualdade racial é interseccional e articulada a vários outros marcadores sociais, como as desigualdades regionais. Percebemos que o problema está presente na educação básica, no entanto se acentua na medida que os/as estudantes avançam nas etapas. Por fim, destacamos a necessidade de fortalecer as políticas públicas educacionais e de ações afirmativas, bem como as práticas curriculares, no sentido de efetivar a universalização de acesso e permanência, a erradicação do abandono e analfabetismo e das diversas formas de racismo, preconceito e discriminação.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FÔLHA, Jardilene Gualberto Pereira; ROCHA, DAMIAO. (DES)IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/418397-(DES)IGUALDADE-RACIAL-NA-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 14/05/2024

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