OS IMPACTOS HISTÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
OS IMPACTOS HISTÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autores
  • AITLA LIDIANE HERMÓGENES DE SOUZA JATOBÁ
  • REGINALDO PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/406839-os-impactos-historicos-na-construcao-do-curriculo-educacional-brasileiro
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Currículo. Trajetória. Educação.
Resumo
Para melhor compreensão do currículo é preciso percorrer a história desde a época colonial até os dias atuais. Nesse sentindo, esse estudo pretende apresentar um cenário sobre a trajetória curricular pedagógica brasileira, por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica, tomando como parâmetro, embasamentos teóricos de pesquisadores que se debruçam sobre o tema. Com a chegada dos Jesuítas ao Brasil em 1549, foi dado o processo de alfabetização e catequização indígena, alicerçado em um plano de atividades escolar, o ratio studiorum, documento de base para essa educação de domínio e poder, o ensino era predominantemente religioso de 1599 até 1759. Com a expulsão dos Jesuítas pelo Marques de Pombal, essa reforma introduziu aulas régias, de disciplinas isoladas, no entanto não houve muitas mudanças no ensino (KLEIN, 2016). E como surge as primeiras menções ao currículo? Silva (2011) afirma que a etimologia da palavra currículo, vem do latim curriculum, que significa “pista de corrida”, essa expressão traz a reflexão de que o currículo está sempre em construção e redefinições. Para Lopes e Macedo (2011) apud Hamilton, estudos históricos apontam que a primeira menção do termo currículo foi no ano de 1633, quando ele aparece nos registros da Universidade de Glasgow e com mais intensidade nos Estados Unidos em 1920, em conexão com os movimentos imigratórios e o processo de industrialização que intensificavam a massificação da escolarização. No Brasil, o currículo ganhou força no século XX, com o manifesto dos pioneiros da escola nova o modelo tradicional de currículo começa a ganhar uma nova redefinição, pautada em uma educação progressista. As décadas de 1960 e 1970, caracterizaram-se por um contexto mais reformista de currículo, surge disciplinas e programas de curso, moldado por um modelo tecnicista. A Lei de Diretrizes e Bases de 1996 foi um avanço, estabelecendo um ensino participativo, democrática com características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela (BRASIL,1996), além disso, os impactos da globalização, as novas tecnologias e políticas neoliberais, trouxeram alguns avanços para o currículo nacional no final do século passado e início do século XXI. Chizote e Ponce (2012) afirmam que sob o impacto da globalização e da ascensão das teorias neoliberais, as políticas curriculares passam por significativos impactos que produziram reformas nos objetivos e finalidades dos sistemas de ensino. Com o aprofundamento do estudo vislumbrou-se que a história do currículo educacional no Brasil é pautada por discursos, perspectivas que demonstram que não há neutralidade nas atividades curriculares, o currículo está atrelado a uma relação social de poder, de acordo com o contexto social, político e cultural do país político, social e cultural.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JATOBÁ, AITLA LIDIANE HERMÓGENES DE SOUZA; JUNIOR, REGINALDO PEREIRA DOS SANTOS. OS IMPACTOS HISTÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EDUCACIONAL BRASILEIRO.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/406839-OS-IMPACTOS-HISTORICOS-NA-CONSTRUCAO-DO-CURRICULO-EDUCACIONAL-BRASILEIRO. Acesso em: 27/05/2025

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