RACISMO ALIMENTAR NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS: DESAFIOS CURRÍCULARES

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
RACISMO ALIMENTAR NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS: DESAFIOS CURRÍCULARES
Autores
  • Mércia de Santana Guimarães
  • Ana Paula Silva da Conceição
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Culturas, Saberes e Educações: questões etnicorraciais, de gênero, geracionais e sexuais
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/405326-racismo-alimentar-nas-escolas-quilombolas--desafios-curriculares
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Educação Quilombola, Educação Alimentar, Racismo, Currículo.
Resumo
Introdução: Este estudo teve a intenção de discutir o impacto do racismo alimentar para as escolas das comunidades quilombolas, levando em consideração os desafios curriculares existentes, visto que, a alimentação é polissémica e está relacionada a diversidade cultural e ao resgate histórico, a mesma deve respeitar a tradição de quem a consome e não ser vista apenas como ingestão de nutrientes. Embora a educação nutricional seja importante, ela não deve estar desacompanhada da tradição alimentar. Além disso, o direito ao alimento está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, assim como na Lei Nº 13.666 de maio de 2018, é incluso como tema transversal a educação alimentar e nutricional no currículo escolar. No entanto, a realidade tem sido outra, principalmente nas comunidades Quilombolas. Isso ocorre por eles terem uma longa trajetória de lutas e resistências, inclusive quando se trata de educação e alimentação saudável, pois o racismo se configura de modo tão estrutural que influência até na alimentação da população negra, já que estudos apontam que esse é o grupo que mais sofre com a fome e a desnutrição. Objetivo geral: aprofundar os estudos sobre a configuração do Racismo Alimentar e os desafios curriculares existentes da realidade escolar Quilombola. Objetivos Específicos: compreender o impacto do racismo na vida escolar das crianças quilombolas; aprofundar as questões étnico-raciais do currículo escolar e refletir sobre formas de combater a insegurança alimentar nas escolas quilombolas através das políticas e do currículo. Metodologia: Optou-se pela abordagem qualitativa, a partir da Pesquisa Bibliográfica, com sustentação de livros e revistas, nos documentos oficiais públicos, nos bancos de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e nos artigos publicados pela Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando como palavras-chave: Alimentação Escolar; Educação Alimentar; Racismo e Currículo. Resultados: nesta pesquisa percebeu-se que a alimentação saudável impacta na aprendizagem e em toda a vida das crianças. Além disso, é preciso respeitar a ancestralidade dos estudantes. Portanto, é necessário que a merenda escolar seja ofertada com qualidade, com alimentos nutritivos e que o currículo escolar valorize os aspectos culturais da comunidade Quilombola dentro e fora da sala de aula. Esse é um tema que precisa ser ainda mais explorado, a fim de conscientizar e contribuir na luta contra a discriminação étnico-racial. Para tanto, faz-se necessário pensar em novos caminhos e práticas de resistência educacional para que sejam criadas ações afirmativas. Conclusões: Conclui-se que há muito para avançar no que diz respeito a Educação Quilombola, principalmente sobre o combate ao racismo alimentar. Acredita-se que o caminho para a mudança é o estudo científico, além de reformas curriculares e a efetividade na prática de leis sancionadas.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUIMARÃES, Mércia de Santana; CONCEIÇÃO, Ana Paula Silva da. RACISMO ALIMENTAR NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS: DESAFIOS CURRÍCULARES.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/405326-RACISMO-ALIMENTAR-NAS-ESCOLAS-QUILOMBOLAS--DESAFIOS-CURRICULARES. Acesso em: 13/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes