A MÚSICA NOS TERREIROS COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE.

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
A MÚSICA NOS TERREIROS COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE.
Autores
  • TAILA BARBOSA SANTOS
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Culturas, Saberes e Educações: questões etnicorraciais, de gênero, geracionais e sexuais
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/405188-a-musica-nos-terreiros-como-elemento-de-construcao-e-aprendizagem-historica-e-construcao-de-identidade
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Educação, Candomblé, Identidade
Resumo
A História do Brasil é marcada por um longo processo de exclusão e negação da cultura dos povos africanos e o legado vivenciado pelos afro-brasileiros legitimando, neste processo, a visão do colonizador. Observando a riqueza patrimonial, histórica, cultural e identitária do Brasil este trabalho apresentará possibilidades possíveis de apresentação e valorização da diversidade em sala de aula e como ela pode ser importante no processo de reparação para os povos pretos. Adichie (2019) evidencia que a história tem o poder de reparar uma dignidade despedaçada. Neste contexto, esta pesquisa é de suma importância para a construção de uma nova perspectiva sobre a História do povo preto e um novo caminho pedagógico que possibilite a valorização da diversidade existente dentro da escola. Importante salientar que a música dentro dos terreiros de candomblé tem um poder ancestral que envolve os seus membros em um rito religioso, mas também ensina e perpetua através da oralidade as histórias daqueles que foram arrancados de sua terra mãe, bem como referência e reverencia uma construção identitária longe do senso comum que apresenta os negros como escravos. Logo, é perceptível o papel educativo da música dentro dos espaços sagrados, então por que não trazê-la para os espaços escolares construindo pontes entre esses saberes? Assim, como objetivos a pesquisa pretende realizar um levantamento das cantigas ancestrais nos terreiros de candomblé e a compreensão de como estas facilitam a aprendizagem e a identificação das crianças ali inseridas, além apresentá-las como possibilidade pedagógicas nas salas de aula. Para alcançar os objetivos pretendidos por esta pesquisa, trabalhou-se com a abordagem qualitativa, possuindo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi estruturada de lideranças de um terreiro, localizado na cidade de Dias D’Ávila, observando as potencialidades que podem surgir ao longo do processo. As primeiras considerações evidenciam a música como um instrumento pedagógico dentro do terreiro que ensina história, que trabalha toda a corporalidade do indivíduo e a conexão dos mesmos com os sons, até mesmo para responder os chamados disciplinares, evidenciando e que seria um mecanismo pedagógico viável dentro das escolas capaz de gerar uma identificação do povo preto através de seus saberes ancestrais. Referências ADICHIE, C. N. O perigo da História única. São Paulo: Compahia das letras, 2019. AZUETE, F. Educação e identidade negra. Série-Estudos, Juiz de Fora, n. 22, jun. 2006. Disponivel em: <https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/273/128>. Acesso em: 20 nov. 2020. BOTÃO, R. U. D. S. Volta à áfrica (re)africanização e identidade religiosa no candomblé paulista de origem bantu. Aurora, Marília, v. 2, n. 1, ago. 2008. Disponivel em: <file:///C:/Users/proft/Downloads/1189-Texto%20do%20artigo-4398-1-10-20110822.pdf>. Acesso em: 22 novembro 2020.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, TAILA BARBOSA. A MÚSICA NOS TERREIROS COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE... In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/405188-A-MUSICA-NOS-TERREIROS-COMO-ELEMENTO-DE-CONSTRUCAO-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-E-CONSTRUCAO-DE-IDENTIDADE. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes