CIBERCULTURA E CURRÍCULO: CONCEPÇÃO E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
CIBERCULTURA E CURRÍCULO: CONCEPÇÃO E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA
Autores
  • Maria das Dores Rosa
  • Ester Aline De Souza Medeiros
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Cibercultura
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/402895-cibercultura-e-curriculo--concepcao-e-possibilidades-para-uma-educacao-inovadora
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Cibercultura, Currículo, Tecnologias
Resumo
A cultura contemporânea é revolucionada pela cibercultura onde tem se observado uma estreita relação com as tecnologias digitais que cada vez mais alcançam grande influência no contexto educacional. No entanto, a inclusão da cibercultura no referido contexto exige um aprendizado prévio do professor, para tanto é necessário a presença de uma formação docente inovadora que permita novas metodologias, considerando as oportunidades ofertadas por essa nova cultura. Com isso temos por finalidade a discussão sobre a atuação da cibercultura na produção do currículo num século de desafios para assim, reconhecer as possibilidades e necessidades de intervenção pedagógica. Procuramos com este estudo apresentar conceitos de aprendizagem digital assim como sugestões de tecnologias emergentes a serem incluídas na formação do professor em abordagem multicultural dentro dos paradigmas do currículo, contextualizando a cibercultura e refletindo particularmente sobre o papel do professor diante dos desafios da cibercultura e das tecnologias. Desta forma, o presente artigo traz como objetivos a caracterização do processo da construção do currículo utilizando as potencialidades dos ambientes virtuais, a análise da relação pedagógica mediada pelo uso da tecnologia e abordagem da importância de incluir novos padrões culturais na formação docente. Procurando assim responder como a criação de atos de currículo com o uso das tecnologias digitais podem potencializar as práticas docentes no contexto da cibercultura. O método para o desenvolvimento do estudo é de uma investigação de abordagem qualitativa e bibliográfica, baseada em autores que defendem o uso das tecnologias digitais e a necessidade de apropriá-las aos processos de ensino e de aprendizagem, consistindo assim na reunião de dados nos quais a investigação foi baseada, tendo o intuito de observar e investigar informações para responder com clareza o problema aqui levantado. Os resultados revelaram que a atuação da cibercultura na produção do currículo apresenta possíveis caminhos para reflexões e grandes contribuições valorosas na área, assim como a falta dessa atuação geram situações que podem comprometer o ensino aprendizagem. Portanto diante de importantes transformações que acontecem no âmbito da educação com a inserção da cibercultura no currículo consequentemente o uso das tecnologias, esperamos com esse trabalho contribuir para que os profissionais da área da educação percebam a importância da utilização das ferramentas digitais na práxis docente vinculada ao currículo, assim como também, influenciar aos educadores a ampliarem seus conhecimentos sobre o tema em estudo e perceberem sua relevância.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Maria das Dores; MEDEIROS, Ester Aline De Souza. CIBERCULTURA E CURRÍCULO: CONCEPÇÃO E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/402895-CIBERCULTURA-E-CURRICULO--CONCEPCAO-E-POSSIBILIDADES-PARA-UMA-EDUCACAO-INOVADORA. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes