DIÁRIOS REFLEXIVOS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO: FAKE NEWS E UBIQUIDADE

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
DIÁRIOS REFLEXIVOS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO: FAKE NEWS E UBIQUIDADE
Autores
  • Lucinalva de Almeida Silva
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/399922-diarios-reflexivos-de-professoras-em-formacao--fake-news-e-ubiquidade
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Comunicação consciente, Fake news, Formação, Pesquisa-formação, Ubiquidade
Resumo
Os desdobramentos da evolução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, sobretudo no campo educacional incidem sobre a produção, consumo, propagação e disseminação de conteúdo desinformativo. Em tempos de presencialidade ubíqua, preconiza a importância do debate crítico desde os primeiros anos escolares, explorando o campo jornalístico midiático de atuação na vida pessoal/pública, indo ao encontro as proposições formativas docentes permanentes, sinalizando emergência e estudo articulado, como propõe a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador do currículo em ambiência. Logo, pensar a democratização das plataformas, o comportamento do indivíduo e a importância da formação integral com base em um currículo centrado na concepção crítica/consciente, humanística e equânime, sugere promover ação formativa e permanente, uma vez que, fomentar o método crítico-dialógico freireano, no combate a desinformação e comportamento apático meio as relações líquidas que se constroem e tão logo se diluem, é ação emancipadora do indivíduo, valorizando a escuta de docentes e discentes, ação emergente. Respaldamo-nos nas contribuições de Castells, Levy, Kensky, Han, Bauman, D’Ancona, Ferrari e Santaella sobre as cotidianidades e efusões digitais e, considerando o contexto formativo em ambiência educacional com Morin, Josso, Longarezi e Silva, Macedo, Tardif, Perreli, Aparici e Soares. Neste panorama, principiou-se facilitar um processo formativo para professoras do Ensino Fundamental/anos finais sobre o desenvolvimento de saberes e estratégias para lidar com a fake news em contexto ubíquo, de maneira a desenvolver os saberes e as estratégias elaboradas em ambiência formacional, enfatizando avaliar as pertinências dos saberes e das estratégias utilizadas pelas professoras nas suas práticas cotidianas imersas ao processo formativo no que diz respeito ao desenvolvimento profissional. Como abordagem metodológica, nomeou-se a pesquisa-formação, de perspectiva crítica analítica, com um grupo de 12 professoras em contexto formativo, pertencentes a seis escolas da rede municipal de Afrânio-PE. Para colheita e construção de dados, dispomos dos seguintes dispositivos: diários reflexivos, diário de observação, técnicas grupais e entrevistas coletivas. Notou-se no percurso formativo que as docentes não envolviam em suas práticas a temática fake news anteriormente ao estudo, uma vez que, o referido objeto não era facilitado, dualizando a baixa ou inexistente disponibilização de ferramentas tecnológicas para a prática aliada a cultura digital em ambiência escolar meio a insipiência formativa. Ademais, os dados colhidos, denotam que os processos formativos precisam ser permanentes, pois as docentes carecem dialogar acerca de novos saberes, sendo esta no contexto do estudo, ação identificada, emergente. As docentes são construtoras de sua história de vida formativa, sua “constância” facilita que novos saberes a elas oferecidos sejam associados à práxis permanente, lançando-se aos contextos escolares e societais, dirimindo efusões digitais, como a fake news.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Lucinalva de Almeida; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza. DIÁRIOS REFLEXIVOS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO: FAKE NEWS E UBIQUIDADE.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/399922-DIARIOS-REFLEXIVOS-DE-PROFESSORAS-EM-FORMACAO--FAKE-NEWS-E-UBIQUIDADE. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes