RELATO DE EXPERIÊNCIA – O PROJETO DE VIDA COM TERCEIRANISTAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

DOI
10.29327/157695.1-15  
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA – O PROJETO DE VIDA COM TERCEIRANISTAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
Autores
  • DAIANE FERREIRA MENDES
  • Cássia Ferri
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/399004-relato-de-experiencia--o-projeto-de-vida-com-terceiranistas-do-ensino-medio-integral-em-tempo-integral
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Ensino Médio, Projeto de Vida, Ensino Remoto, Engajamento
Resumo
Este estudo constitui-se como relato de experiência desenvolvida com estudantes terceiranistas do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Santa Catarina. Nesta fase, os estudantes encontram-se em um momento de escolhas e tomada de decisões dada a aproximação com o universo profissional. Com o mundo acometido pela pandemia COVID-19 a educação em todo o país sofreu uma grande reviravolta. A partir de março de 2020 as escolas de Santa Catarina foram fechadas. Fomos obrigados a sair do mundo ‘semi-analógico’ para ‘entrar de cabeça’ nas ferramentas de aprendizagem virtual. A Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina disponibilizou a plataforma digital Google Classroom, criando um e-mail institucional para cada aluno e professor. Buscando exercitar pensamento crítico e protagonismo juvenil, a aprendizagem baseada em projetos possibilitou discussões voltadas à esfera profissional de interesse dos estudantes. O projeto objetivou: 1) Pesquisar e entrevistar profissionais de diferentes áreas de futuro interesse dos estudantes e 2) Criar um site com o resultado do projeto. Foi desenvolvido em cooperação com docentes dos diferentes componentes curriculares, quais sejam: arte, espanhol, física, sociologia, arte cultura e tecnologia e ainda com profissionais de diferentes áreas, tais como: arquitetura, artes, design, economia, engenharia, recursos humanos, medicina, medicina veterinária e meteorologia. Realizado na modalidade de ensino remoto, por meio do componente curricular Projeto de Vida, um dos componentes curriculares do Ensino Médio Integral em Tempo Integral, com duração de nove meses, o projeto teve diferentes etapas: verificação de acesso pelos estudantes; definição das áreas de interesse dos mesmos; realização de entrevistas (pelos estudantes); desenvolvimento de um site. O compartilhamento com a comunidade escolar utilizou ferramenta de videoconferência. As dificuldades com o ensino remoto se apresentaram especialmente após os primeiros meses e o abandono escolar tornou-se possibilidade declarada e discutida na turma. A falta de motivação com os estudos, a não aprendizagem e dificuldades financeiras foram expressas e refletidas nos diálogos constantes entre professores e estudantes. A equipe precisou repensar e compreender a vulnerabilidade social dos estudantes agindo com um olhar diferenciado para evitar o abandono da escola. Outro ponto que contribuiu para o engajamento dos estudantes foi um projeto realizado em paralelo, no componente projeto de pesquisa e intervenção intitulado Mulheres na Ciência. Apenas uma estudante não participou dos projetos de maneira satisfatória. Os demais foram motivados a participar por meio de troca de mensagens, chamadas on-line, ligação e até mesmo visita presencial. A experiência permitiu reflexões quanto à relação professor aluno, com foco nas competências socioemocionais dos envolvidos, considerada o cerne do desenvolvimento educativo, e a necessidade de exercer empatia e ressignificar nossa práxis em determinados momentos. Os relatos dos estudantes sobre a significância do projeto que os auxiliou nas dúvidas sobre profissões pretendidas no futuro e a participação e engajamento, de ambos envolvidos com o projeto, foram os fatores que contribuíram para manter os estudantes na escola.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MENDES, DAIANE FERREIRA; FERRI, Cássia. RELATO DE EXPERIÊNCIA – O PROJETO DE VIDA COM TERCEIRANISTAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/399004-RELATO-DE-EXPERIENCIA--O-PROJETO-DE-VIDA-COM-TERCEIRANISTAS-DO-ENSINO-MEDIO-INTEGRAL-EM-TEMPO-INTEGRAL. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes