ATOS DE CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA: REVELANDO SENTIDOS OUTROS A RESPEITO DO ENADE

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
ATOS DE CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA: REVELANDO SENTIDOS OUTROS A RESPEITO DO ENADE
Autores
  • VANESKA SANTOS DE LIMA
  • Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Formação de Professores
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/398281-atos-de-curriculo-no-curso-de-pedagogia--revelando-sentidos-outros-a-respeito-do-enade
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Formação, Enade, currículo.
Resumo
Este trabalho parte de implicações suscitadas ainda na condição de Graduanda no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Central/ Mossoró. Desse modo, situamos a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, cuja temática ENADE no Curso de Pedagogia da UERN: sentidos atribuídos à avaliação externa no processo formativo passou a fazer parte das redes de estudo/pesquisa ampliando-se para o Mestrado em Educação /Poseduc -UERN. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, é parte integrante do Sistema de Avaliação Nacional da Educação Superior – SINAES, instituído nacionalmente pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, estabelece que a educação superior deva ser avaliada a partir de três instâncias: institucional, interna e externa, avaliando os estudantes de acordo com as diretrizes dos seus respectivos cursos. E é partir do diálogo plural intermediado pelo envolvimento do sujeito-pesquisador, as demandas instituídas pelo Enade e a relação com os sujeitos-alunos que objetivamos criar atos de currículo no Curso de Pedagogia para revelar sentidos a respeito do exame. Trazemos a noção de atos de currículo em entrelace a contribuição de (MACEDO). Criando a partir do envolvimento oportunizado nos/dos espaços/tempos da formação, situações que possam revelar sentidos a respeito do Enade. À estas situações/ações/momentos chamamos de atos de currículo que carregam em si intencionalidade construída a partir da postura do sujeito-investigador, que considerando sua relação com curso citado propôs lançar mão de disparadores como: Rodas de conversa com os Graduandos possíveis de serem convocados a realizarem a prova diálogos a respeito do Enade, contato com a prova e questões relativas ao exame, bem como a partir da perspectiva da escrita de si, inspiração que fomos buscar em (BARBOSA; HESS) ao optarmos pelo Diário de Pesquisa enquanto dispositivo de reelaboração de si frente as coisas da pesquisa, assumindo a perspectiva autoformativa ao refletir a respeito do próprio processo formativo. Neste panorama em tecer um itinerário/e ou percurso epistemológico metodológico, exercitamos uma postura pesquisante plural frente a si, os outros e em detrimento dos próprios fenômenos investigados, condição que nos inspirou a assumir a multirreferencialidade na/da pesquisa inspiração que tecemos a partir de (ARDOINO, BORBA, BARBOSA) nos permitindo para além do rigor científico uma postura em devir e plural, nos propondo a sair do lugar comum e de perceber o Enade a partir de outras instâncias. Assim, não negamos o caráter complexo, regulatório e instituído imbuído nas discussões a respeito dos processos avaliativos e que não perpassam pela lógica da neutralidade. Mas, nos afastamos de percepções inócuas e nos permitimos uma leitura a partir da dimensão Instituído e Instituinte inspirando-se em (BARBOSA), percebendo as demandas nacionais instituídas e ao mesmo tempo tencionando olhar para os sujeitos que instituem significados outros, revelando sentidos e até mesmo criando.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, VANESKA SANTOS DE; RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. ATOS DE CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA: REVELANDO SENTIDOS OUTROS A RESPEITO DO ENADE.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/398281-ATOS-DE-CURRICULO-NO-CURSO-DE-PEDAGOGIA--REVELANDO-SENTIDOS-OUTROS-A-RESPEITO-DO-ENADE. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes