ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO CAMPUS PORTO SEGURO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

DOI
10.29327/157695.1-14  
Título do Trabalho
ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO CAMPUS PORTO SEGURO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
Autores
  • Elís Fábia Lopes Cabral
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo, Diversidade e Didáticas
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/398276-adaptacao-curricular-para-a-inclusao-do-estudante-com-deficiencia-intelectual---um-estudo-de-caso-da-realidade-no
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Adaptação Curricular. Inclusão. Deficiência Intelectual.
Resumo
Para compreender o que a inclusão representa na educação escolar de todo e qualquer aluno, especialmente para os que têm deficiência, é preciso entender melhor o que o sistema educacional brasileiro adota como paradigma inclusivo e conhecer a dimensão desta questão. Assim, esta dissertação, desenvolvida a partir de um estudo de caso da realidade no Campus Porto Seguro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia sobre adaptação curricular para Inclusão do Estudante com Deficiência Intelectual (EDI), teve por objetivo elaborar uma proposta de curso de capacitação com a abordagem dos procedimentos básicos necessários ao planejamento, implementação e avaliação das Adaptações Curriculares (AC) voltadas para inclusão e aprendizagem do EDI. Para tanto, foram analisadas as adaptações curriculares realizadas atualmente pelos professores dos EDI no Campus Porto Seguro, buscando identificar as dificuldades encontradas neste no processo. Assim, no que tange aos desafios que permeiam a inclusão e o currículo na perspectiva inclusiva, este estudo foi norteado pelo seguinte problema de pesquisa: Como contribuir para que as adaptações curriculares promovam a inclusão e aprendizagem dos EDI no Campus Porto Seguro? O estudo apresentado tem natureza qualitativa, e com base nos objetivos definidos, teve, de forma combinada, caráter descritivo e exploratório e teve como participantes, profissionais da equipe multidisciplinar que lidam diretamente com os EDI, bem como os professores das turmas nas quais estão matriculados dois destes estudantes. Na última etapa da pesquisa, houve a participação de três especialistas na área de adaptação curricular e com atuação no IFBA, os quais foram responsáveis pela análise e validação, por meio de critérios pré-estabelecidos, do produto educacional desse estudo. Já com relação à estratégia metodológica, a pesquisa seguiu os pressupostos do estudo de caso e utilizou como instrumento de coleta de dados a análise documental e entrevistas. Os dados coletados foram explorados tomando como referência os objetivos da investigação e a literatura com vistas a estabelecer relação entre o desenvolvimento da aprendizagem no EDI à luz do pensamento Vigotskiano e a base conceitual e legal de currículo e adaptações curriculares considerando seus tipos, níveis e implicações. Os dados apontaram que um dos grandes desafios enfrentados pelo corpo docente e pela equipe multidisciplinar do Campus Porto Seguro para a inclusão e aprendizagem na perspectiva inclusiva dos EDI é a ausência de capacitação nesta temática. Outro dado evidenciado diz respeito à ausência de um fluxo sistematizado no que tange à adoção dos procedimentos básicos para o planejamento, execução e acompanhamento das adaptações curriculares na perspectiva inclusiva. A partir da análise dos dados coletados, surge, como produto educacional do estudo, uma proposta de curso de capacitação intitulado: Abordagens e Instrumentos para Implementação das Adaptações Curriculares voltadas para Inclusão e Aprendizagem do EDI.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CABRAL, Elís Fábia Lopes; CARNEIRO, Tereza Kelly Gomes. ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO CAMPUS PORTO SEGURO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/398276-ADAPTACAO-CURRICULAR-PARA-A-INCLUSAO-DO-ESTUDANTE-COM-DEFICIENCIA-INTELECTUAL---UM-ESTUDO-DE-CASO-DA-REALIDADE-NO. Acesso em: 10/07/2025

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