POLÍTICAS DE CURRÍCULO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS.

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
POLÍTICAS DE CURRÍCULO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS.
Autores
  • Wagner Nobrega Torres
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Políticas de Currículo e Formação
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/397989-politicas-de-curriculo-nos-cursos-de-pedagogia--uma-analise-de-projetos-pedagogicos
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Políticas de currículo, Formação de professores, Licenciatura em Pedagogia, Projetos Pedagógicos
Resumo
O trabalho integra uma pesquisa mais ampla que investiga o processo de negociações e disputas de políticas curriculares para a formação de professores em Instituições de Ensino Superior. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura consistem em textos políticos relevantes do processo de luta pela significação hegemônica do currículo. Trata-se de investimento analítico de caráter exploratório e descritivo de Projetos Pedagógicos das Licenciaturas em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert, localizadas em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Problematizar como as exigências inscritas nas diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia são negociadas, pois, instituíram a partir de 2006 mudanças que integraram a docência e a gestão escolar, apoiadas na noção ampliada de docência. Concepções ameaçadas pelas atuais normativas curriculares que tencionam ferir a autonomia universitária, pretendendo reduzir a formação à mera aquisição de técnicas e execução de tarefas prescritivas. Nesse exercício exploratório, considero as políticas (públicas) de currículo e os currículos como sendo forjadas por processos articulatórios em diferentes contextos, em lutas pela significação, em que disputas, negociações e fixações provisórias e contingentes de sentidos estão presentes num campo discursivo. Os projetos analisados são concebidos nessa arena de disputas pela significação e tentativa de definição da política. Nessa tensão, portanto, as matrizes curriculares buscam contemplar um conjunto abrangente de conhecimentos e atividades de pesquisa, de gestão e de práticas educativas que atenda às normativas e proporcione uma formação que viabilize distintas atuações profissionais. Na perspectiva de articulação entre teoria e prática, o estágio supervisionado é concebido como um processo, presente ao longo do curso e não como uma etapa finalista da formação. A noção de um profissional crítico, criativo e pesquisador tende a ser defendida em ambos os projetos, numa perspectiva crítico-emancipatória. A prática atrelada à ideia de situação real de vida e como mobilizadora de estratégias mais adequadas assume certo protagonismo. A teoria está a serviço de experiências da prática, sendo o foco das investigações do professor, orientadora da produção de seus saberes. A prática sendo contextualizada por conhecimentos abordados em disciplinas teóricas ao longo da formação. O professor não é concebido como um mero reprodutor de técnicas e executor de tarefas, mas um intelectual ativo no processo de produção do conhecimento e de propostas nos espaços educacionais de atuação. Essa possibilidade formativa tem sido ameaçada pelas atuais normatizações da Base Nacional Comum Curricular (2017 e 2018) e da Base Nacional para Formação Inicial de Professores de 2019, de caráter fortemente instrumental, que concebem os docentes como tarefeiros da educação. Tais tentativas de controle curricular sobre a formação docente, tendem a confrontar e a disputar sentidos nos espaços das Instituições de Ensino Superior.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORRES, Wagner Nobrega. POLÍTICAS DE CURRÍCULO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS... In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/397989-POLITICAS-DE-CURRICULO-NOS-CURSOS-DE-PEDAGOGIA--UMA-ANALISE-DE-PROJETOS-PEDAGOGICOS. Acesso em: 03/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes