DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRO-AFRICANA

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

DOI
10.29327/157695.1-28  
Título do Trabalho
DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRO-AFRICANA
Autores
  • Dairine Lara Tavares de Carvalho
  • Emanuel Alberto Cardoso Monteiro
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Contemporaneidade
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/397882-descolonizacao-do-curriculo-escolar-e-a-construcao-da-identidade-negro-africana
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
África. Currículo. Descolonização. Identidade.
Resumo
Pensar a construção da identidade dos estudantes pressupõe pensar como é percebida e produzida o currículo na contemporaneidade. O conceito de identidade tida como complexo, não fixo, mutável e, ainda muito pouco desenvolvido e compreendido na ciência social contemporânea. (HALL, 2006). Compreender a emergência da descolonização do currículo para o processo de construção de identidade dos estudantes africanos, neste caso específico dos cabo-verdianos pressupõe reorganizar o currículo dentro das escolas. Esta pesquisa em andamento tem como objetivo compreender a emergência da descolonização do currículo e sua importância na construção da identidade dos estudantes africanos. O presente estudo consistiu em uma abordagem qualitativa, tendo em conta o objetivo da pesquisa utilizamos como base metodológica a análise bibliográfica e documental. Fizemos um levantamento bibliográfico, visando melhor aprofundamento na temática. Analisamos o Plano Estratégico da Educação 2017-2021, disponibilizado no site oficial do Ministério da Educação de Cabo Verde. Com o plano pudemos analisar a concepção de currículo utilizado nas escolas cabo-verdianas. Em relação ao desenvolvimento curricular o plano supõe a revisão dos programas de ensino e a revisão dos manuais e materiais complementares de ensino (PEE, 2017). Em Cabo Verde, o processo de revisão curricular entrou em curso desde o período da independência em 1975, na qual o país tentou se afastar do modelo educacional deixado pelas colônias portuguesas e ganhado destaque nos últimos anos. Entre 2017/2018 foi implementado a nova matriz curricular, com a produção de programas, manuais e recursos didáticos pedagógicos dos ensinos básico e secundário. É imprescindível que as instituições escolares do continente africano repensem um currículo que tenha como fundamento a teoria da Afrocentricidade, focados na valorização das experiências africanas. Dando um novo rumo a educação nos países africanos a partir do lugar de fala dos próprios sujeitos, pensando um currículo endógeno que traz a cultura e identidade do nosso povo. A efetiva descolonização dos currículos em Cabo Verde e os demais países do continente africano pressupõe a introdução das línguas nativas e outros aspectos culturais na reforma curricular, em todos os níveis de ensino e desenvolver um sistema educacional antirracismo, com vista a emancipação. REFERÊNCIAS HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro. Ed.11. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. Plano Estratégico da Educação Cabo Verde. República de Cabo Verde. 2017.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CARVALHO, Dairine Lara Tavares de; MONTEIRO, Emanuel Alberto Cardoso. DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRO-AFRICANA.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/397882-DESCOLONIZACAO-DO-CURRICULO-ESCOLAR-E-A-CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-NEGRO-AFRICANA. Acesso em: 28/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes