INFLUÊNCIA DO CAPITAL CULTURAL NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PERFIL DOS ESTUDANTES DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA CIDADE DE MAPUTO – MOÇAMBIQUE

Publicado em 17/02/2022 - ISBN: 978-65-5941-581-6

Título do Trabalho
INFLUÊNCIA DO CAPITAL CULTURAL NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PERFIL DOS ESTUDANTES DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA CIDADE DE MAPUTO – MOÇAMBIQUE
Autores
  • Jose de Inocencio Narciso Cossa
Modalidade
Painel de Comunicação
Área temática
Currículo e Escola Básica
Data de Publicação
17/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/397864-influencia-do-capital-cultural-no-desempenho-escolar-dos-estudantes--uma-reflexao-a-partir-do-perfil-dos-estudant
ISBN
978-65-5941-581-6
Palavras-Chave
Dificuldades aprendizagem, Desempenho, Capital cultural.
Resumo
Em Moçambique, de acordo com o Sistema Nacional de Educação, Lei 6/92 de 6 de maio, alíneas a) e c), a educação é direito e dever de todos os cidadãos e o Estado organiza e promove o ensino como parte integrante da ação educativa, tendo como objetivos: proporcionar o acesso ao ensino de base aos cidadãos moçambicanos, contribuindo para garantir a igualdade de oportunidades de acesso a uma profissão e aos sucessivos níveis de ensino. Assim, as escolas dos níveis primário e secundário acolhem alunos de diferentes proveniências e de estratos socioeconômicos diferentes, que têm capitais culturais diferentes. Esta situação exige dos professores mestria e flexibilidade e que sejam inventivos e criativos na sua relação com os alunos. É neste contexto que se desenvolve o presente artigo intitulado influência do Capital Cultural no desempenho escolar dos Estudantes dos Ensinos Primário e Secundário das Escolas Públicas e Privadas da Cidade de Maputo, o qual se desdobra nos seguintes específicos: descrever o desempenho acadêmico dos estudantes; caracterizar o capital cultural dos estudantes; relacionar os capitais culturais dos estudantes e o seu desempenho acadêmico. Optou-se por uma abordagem qualitativa que se cingiu na captação dos sentimentos, experiências e percepções dos professores e alunos em relação ao desempenho escolar. Usou-se guião de entrevista e inquérito por questionário com perguntas abertas, administrados aos alunos e professores, sendo os alunos pertencentes ao 5° até o 8° anos de escolaridade. Foram técnicas de recolha de dados, a pesquisa bibliografia, a documental e a entrevista. Optou-se por amostragem não probabilística por disponibilidade, visto que os sujeitos da pesquisa foram identificados de acordo com a sua receptividade e flexibilidade à nossa solicitação em participar na pesquisa. Assim, foram entrevistados 16 alunos de ambos os sexos, e 10 professores, dentre licenciados e mestres de ambos os sexos. Para a seleção dos sujeitos, baseou-se no tempo de serviço como docente (superior à dois anos de docência). A análise do conteúdo foi feita a partir dos dados das entrevistas e inquéritos, os quais foram descritos e interpretados com base na teoria de capital cultural, à luz da técnica de análise de conteúdo, na qual se agruparam as respostas de cada pergunta dos diferentes entrevistados. Este estudo orienta-se pelo seguinte problema: alguns alunos apresentam “fraco desempenho acadêmico”, dificuldades de formulação de ideias conducentes a um raciocínio fundamentado, “dificuldades que se manifestam através da fraca capacidade de redação escolar e discurso oral”, o que nos leva à presunção de haver influência dos diferentes capitais culturais dos estudantes no seu desempenho escolar. Assim, neste artigo, refuta-se a ideia de que o sucesso escolar está ligado às suas características inatas, visto que se compreende que a proveniência dos estudantes para além de determinar o desempenho escolar de estudante, também ajuda a explicar e compreender o mesmo. O sucesso e/ou o desempenho escolar dos alunos é determinado pelos seus percursos familiares anteriores.
Título do Evento
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSSA, Jose de Inocencio Narciso. INFLUÊNCIA DO CAPITAL CULTURAL NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PERFIL DOS ESTUDANTES DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA CIDADE DE MAPUTO – MOÇAMBIQUE.. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/397864-INFLUENCIA-DO-CAPITAL-CULTURAL-NO-DESEMPENHO-ESCOLAR-DOS-ESTUDANTES--UMA-REFLEXAO-A-PARTIR-DO-PERFIL-DOS-ESTUDANT. Acesso em: 10/08/2025

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